Confira 5 maneiras de controlar suas finanças

Publicidade

Fato: você pode se livrar das dívidas, investir e ganhar mais dinheiro, não importa qual seja sua situação. Aprenda as 5 melhores maneiras de controlar suas finanças hoje.

É uma pergunta que todos, pelo menos uma vez na vida, fazem a sí mesmo:

“Como faço para controlar minhas finanças?”

No início, pode ser difícil de responder – especialmente se você está endividado, desempregado ou uma combinação dos dois. MAS… há boas notícias: você pode assumir o controle de suas finanças, desde que tenha os sistemas e mentalidades certos.

Eu quero mostrar a você como fazer isso agora.

Publicidade

5 maneiras de controlar suas finanças

Imagine como sua vida mudaria se você acordasse amanhã e:

  • Você soubesse exatamente quanto dinheiro você tem
  • Com todas suas contas foram pagas dentro do prazo
  • Com um investimento para a aposentadoria alto
  • Com R$ 1.000 extras para gastar ou investir no que quisesse
  • Tivesse uma renda restante para gastar com o que você ama – sem culpa

Este não é apenas um sonho irreal. Você pode ter tudo isso, desde que implemente a mentalidade e os sistemas corretos – e isso começa com …

  1. Mude sua mentalidade

Qual é a sabedoria convencional sobre como ficar rico? Algumas coisas que provavelmente vêm à mente:

  • Corte custos sacrificando as coisas que você ama
  • Economize dinheiro contando centavos
  • Mantenha um orçamento de planilha tradicional
  • Invista em ações / bitcoins / solução mágica da semana

Felizmente, estou aqui para dizer para você ignorar tudo isso. Em vez disso, reformule: a melhor maneira de viver uma vida rica é estar consciente de seus gastos – e não depender da força de vontade.

Por exemplo, você provavelmente já ouviu falar do milionário que disse à geração do milênio para cortar o pão de queijo de toda a manhã para economizar dinheiro para pagar a entrada de uma casa. Um grande problema (entre muitos) com esse conselho é que ele depende totalmente da força de vontade humana.

Claro, alguém que ouvir esse conselho pode tentar desistir de algo que goste – mas essa decisão deve ser tomada todos os dias.

Isso significa usar sua quantidade limitada de força de vontade para renunciar a algo que amam comer na esperança de alcançar uma vaga meta de economia. Porém, eventualmente, eles desistem e acabam comprando dentro de poucos dias.

E isso só pode começar quando você conseguir uma coisa …

  1. Saia da dívida

Esta é possivelmente uma das coisas mais importantes: a maior e mais comum barreira no modo de viver uma vida rica são as dívidas.

Se você é um dos 80% dos brasileiros endividados, precisa começar a sair dessa turma antes de pensar em investir e ganhar mais por dois grandes motivos:

  • Isso é óbvio. Quando você está em dívida, deve dinheiro a seus credores. E, enquanto você estiver devendo dinheiro, nunca será realmente o dono de sua renda, uma vez que parte dela já está reservada para as pessoas a quem você deve.
  • Psicológico. Isso pode não ser tão óbvio. A dívida tem um grande impacto psicológico nas pessoas que devem dinheiro e pode até levar a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Mas há esperança. Na verdade, livrar-se das dívidas é um processo bastante simples, desde que você esteja disposto a se esforçar.

Aqui estão os principais insights desse que você deve seguir:

Encontre o valor exato que você deve. Um estudo descobriu que muitos não sabem realmente quanta dívida têm.

No entanto, isso apenas leva a você pagar cegamente o pagamento mínimo, em vez de realmente começar a pagar sua dívida. Só então você pode começar uma boa estratégia para se livrar dele.

Use os métodos Snowball ou Avalanche. Dave Ramsey é famoso por divulgar seu Método Bola de Neve para se livrar das dívidas. Isso envolve pagar o mínimo de todas as suas dívidas, mas primeiro pagar mais dinheiro ao cartão ou empréstimo com o saldo mais baixo (ou seja, aquele que permitirá que você pague o mais rápido).

Há também o Método Avalanche, que envolve primeiro o combate à dívida com a maior taxa de juros. Não importa o método que você escolher. O que importa é você escolher um e segui-lo.

Decida como você vai pagar sua dívida. Existem várias maneiras de abordar isso. Você pode negociar uma taxa de juros mais baixa e aplicar o dinheiro economizado para pagar o que deve.

Porém, se você for realmente empreendedor, pode começar GANHANDO mais dinheiro (mais sobre isso mais tarde).

Consolidação de dívidas

Hoje, eu só quero que você faça uma coisa: descubra quanta dívida você tem. Lembre-se de que seus credores querem que você mantenha a cabeça na areia e não saiba quanto você deve. Isso vai mantê-lo em dívida por mais tempo e eles ganharão mais dinheiro. Esqueça isso. Em vez disso, aceite sua dívida de frente e descubra quanto você deve hoje.

Depois de fazer isso, você pode passar para o nosso terceiro sistema …

  1. Automatize suas finanças pessoais

Ter um sistema automático para suas finanças pessoais é uma ótima maneira de:

  • Estar consciente com seus gastos
  • Pagar sua dívida passivamente
  • Investir sem nem pensar nisso

É também a melhor maneira de ter certeza de que está consciente de seus gastos.

Uma razão pela qual não economizamos ou investimos dinheiro é devido à dor de realmente transferir seu dinheiro para sua conta poupança a cada mês.

É como um ritual negativo. Podemos fazer isso uma ou duas vezes, mas se tivermos que tentar fazer manualmente CADA transferência, estaremos nos preparando para o fracasso.

Porém, quando você automatiza essas coisas, pode fazê-lo passivamente porque seu sistema faz isso por você. Isso significa economizar, investir e gastar sem culpa por muitos anos.

Mas como você pode construir este sistema hoje:

Primeiro, categorize seus gastos. Você precisa saber exatamente para onde seu dinheiro precisa ir a cada mês para enviá-lo para lá.

Portanto, pergunte-se: “Como devo gastar meu dinheiro a cada mês?”

Algumas recomendações de gastos:

  • Custos fixos. Cerca de 50% a 60% de sua renda deve ser destinada a itens como aluguel, conta de telefone, serviços públicos e internet.
  • Cerca de 10% de sua renda deve ser destinada a investimentos para o futuro.
  • Poupança. Cerca de 5% de sua receita deve ir para metas de economia de curto a médio prazo. Pense em coisas como seu casamento, o pagamento pela sua casa e o pagamento por um carro novo.
  • Gastos sem culpa. Cerca de 25% a 30% de sua renda deve ir para gastos sem culpa. São coisas como queijo extra na pizza, investimentos como criptografia ou seus cafés com leite matinais.

Em segundo lugar, você vai querer dar uma olhada em seu cartão de crédito ou extrato bancário recente e subtrair os valores dessas categorias de seu pagamento líquido. Você terá então uma ideia do que sobrou para categorias como investimento, poupança e gastos sem culpa.

NOTA: Não precisa ser um valor exato. Este pode ser um valor aproximado. À medida que você avança, pode ajustar este sistema. O importante a fazer agora é começar.

Por último, você passará algumas horas ligando para o seu banco, operadoras de cartão de crédito, concessionárias de serviços públicos e gerente de folha de pagamento em seu trabalho para ter certeza de que sabe exatamente quando os espera a cada mês.

Algumas sugestões:

Depois de automatizar seus gastos, parabéns! Você deu um passo crucial para assumir o controle de suas finanças.

Mas isso não é tudo, você também deve se certificar de que possui um bom sistema de investimento – o que nos leva a …

  1. Invista no seu futuro

Existem diversas formas de investir seu suado dinheiro. Algumas são:

Certificados de depósito – Os CDs do banco são sempre à prova de perdas em uma conta apoiada pelos órgãos, até um limite alto de investimento.

Fundos do mercado monetário – Os fundos do mercado monetário são pools de CDs, títulos de curto prazo e outros investimentos de baixo risco agrupados para criar diversificação sem muito risco e são normalmente vendidos por corretoras e empresas de fundos mútuos.

Por que investir: ao contrário de um CD, um fundo do mercado monetário é líquido, o que significa que você normalmente pode sacar seus fundos a qualquer momento sem ser penalizado.

Letras, notas e títulos do Tesouro – O governo também emite letras do Tesouro, notas do Tesouro, títulos do Tesouro e títulos do Tesouro protegidos contra a inflação. Por que investir: todos esses são títulos negociáveis ​​que podem ser comprados e vendidos diretamente ou por meio de fundos mútuos.

  1. Ganhe mais dinheiro

Esta é a minha maneira favorita de ficar rico. Sempre acreditei que há um limite para quanto dinheiro você pode economizar – mas nenhum limite para quanto você pode ganhar.

Com os meus anos de experiência dirigindo meu próprio negócio e ensinando muitas pessoas a começarem seus próprios também, descobri que há uma ótima maneira de as pessoas ganharem mais: Transforme as habilidades que você já possui em uma atividade secundária.

Conclusão

Ter o controle das suas finanças pode (e deve) ser algo feito por todos, pelo menos uma vez ao ano. Com esses cinco passos, é possível ter um controle exemplar da sua vida financeira.

Confira Também