fbpx

Cartão de crédito um bom aliado financeiro – Como tornar isso realidade de maneira simples

Publicidade

Os cartões de crédito podem ser um bom aliado para as nossas poupanças. Embora seja verdade que é responsável por grande parte da inadimplência das famílias brasileiras, também é verdade que pode ser uma maneira útil de economizar alguns dias para pagamentos efetivos.

Na verdade, o cartão de crédito pode ser o vilão e o herói de nossas finanças pessoais. Tudo depende de como é usado. A falta de controle sobre os gastos e o não pagamento da conta do cartão podem se tornar um fardo e atrapalhar sua vida financeira.

Porém, quando se tem tudo bem planejado, todas as despesas calculadas e toda a conta paga, o cartão de crédito pode ser um bom amigo para equilibrar o fluxo de caixa.

Foi pensando em como ele pode ajudar no seu planejamento que separamos algumas dicas para fazer o seu cartão de crédito ser útil no dia a dia.

Publicidade
Leia mais – Cartão Nagumo – Vale a Pena? Saiba Como Solicitar o Seu

Adiar pagamentos com o cartão de crédito

Uma das grandes vantagens de um cartão de crédito é que podemos diferir os pagamentos de 10 a 40 dias. Ou seja, quando usamos o cartão no dia 1, só pagamos esse valor no dia do pagamento na fatura do cartão de crédito.

Saiba como tornar o cartão de crédito um bom aliado financeiro
Adiar pagamentos com o cartão de crédito – Fonte: Consumidor Positivo

A data de pagamento do cartão de crédito é escolhida por todos, o que facilita o cálculo, uma vez que a escolha geralmente é feita com base no dia do recebimento do salário. Desta forma, podemos ter certeza de que o dinheiro para pagar o valor total da fatura estará disponível nessa data.

E é por isso que o cartão pode ser muito útil na regulação do fluxo de caixa. O mais importante é que haja disciplina e que suas despesas sejam calculadas corretamente. Claro, pode haver um imprevisto ou dois e podemos acabar gastando mais. Nestes casos, o cartão de crédito é sempre bem-vindo, mas sabendo que tem espaço para pagar o valor total da fatura no mês seguinte.

Publicidade

Empréstimo sem juros

Pode-se dizer que o cartão de crédito passa a ser um empréstimo sem pagamento de juros quando a conta é paga integralmente. Ou seja, você só paga quando chega a fatura, na data que for escolhida, mas o dinheiro pode ser usado antes.

Em caso de imprevistos, não é necessário ter o valor total no dia da compra. A única coisa que você precisa pensar é se o dinheiro está na conta no dia do pagamento da fatura.

Recomenda-se que a data de pagamento selecionada da fatura do cartão seja o dia seguinte ao recebimento do salário. Nesse caso, você não precisa solicitar um empréstimo de curto prazo ou usar um serviço de cheque especial. O cartão de crédito resolve a situação e o débito será pago no próximo mês.

Outra vantagem é que você pode usar o dinheiro disponível na conta para investir e usar o dinheiro do cartão de crédito. Como não pagamos juros se pagarmos a conta integralmente, podemos ganhar o dinheiro por pelo menos um mês e nos beneficiar dos juros dos investimentos. Embora não seja uma fortuna, é dinheiro.

Publicidade

Postergar o pagamento de compras por mais algumas semanas

Outro aspecto a levar em consideração é o dia de fechamento da fatura e a data de vencimento.

É importante saber: no dia seguinte ao fechamento da fatura, todas as compras feitas com o cartão chegarão na fatura do mês seguinte. Isso lhe dará alguns dias de pagamento além de 30 dias, que podem ir até 40 dias. Essa folga pode ser útil em certos casos e, quando usada com sabedoria, pode render alguns reais.

A data de vencimento é a data em que a fatura deve ser paga para evitar a cobrança de juros. Recomendamos quo o pagamento das faturas seja feitos sempre no dia do fechamento da conta, antes do dia do vencimento.

Maior controle das suas finanças

Adiar uma fatura permite que você direcione seus custos para um dia do mês. Quando isso acontece, temos um controle muito melhor sobre nossas contas. É uma despesa única que permite um controle efetivo.

Publicidade

É uma boa ideia aproveitar o tempo disponibilizado pelo cartão para fazer um investimento seguro. Por menor que seja o seu investimento, ele sempre produz algo e esses valores se somam.

Não esqueça de conferir – Vale a Pena Investir Em Ações? Como funciona? Tire suas dúvidas

Como podemos ver, o cartão de crédito não é o único vilão em nossas finanças pessoais. Pode ser uma forma de ganhar dinheiro e se beneficiar de seu uso.

Em tudo, precisamos saber planejar bem nossos custos e buscar os melhores investimentos. Além dos benefícios oferecidos pelo cartão, como acúmulo de milhas, programas de fidelidade e descontos!

Confira Também