Como escolher um cartão de crédito em 9 etapas fáceis

Publicidade

Quando você se inscreve para um novo cartão de crédito, há boas chances de usar esse cartão por muito tempo. Como escolher um cartão de crédito em 9 etapas fáceis? Os brasileiros geralmente ficam anos com o mesmo cartão de crédito.

Embora você possa trocar de cartão de crédito com mais frequência, trocar o cartão que você usa pode ser um grande aborrecimento se você cadastrou seu cartão em contas de débitos automáticos online.

Você provavelmente terá um relacionamento de longo prazo com a operadora do cartão de crédito, por isso é importante escolher o melhor cartão de crédito para você.

Como escolher um cartão de crédito

Este guia abrangente de nove etapas sobre como escolher um cartão de crédito tornará o processo fácil. Emtão, basta seguir as etapas para encontrar o cartão certo para você.

Publicidade
  1. Decida para que usará o cartão

Em primeiro lugar, você precisa identificar seus principais motivos para obter um cartão de crédito. Se você quer seu cartão de crédito para gastos gerais, provavelmente estará procurando um cartão com a menor taxa de juros ou melhores sistemas de pontuação. Mas se seu objetivo for usar o cartão de crédito para outros fins, como consolidação de dívidas ou gastos comerciais, você precisará pesquisar diferentes opções de cartão.

Os credores comercializam especificamente cartões diferentes para consumidores diferentes, por isso faz sentido encontrar um cartão feito sob medida para o uso desejado.

  1. Verifique o valor do seu limite

O limite do seu cartão de crédito nunca deve ser maior do que o valor que sobra em sua conta bancária por mais de três meses. Dessa forma, qualquer imprevisto que seja pago com seu cartão de crédito pode ser executado antes do acumulo dos juros compostos.

  1. Observe seus hábitos de consumo

Se você planeja pagar sua conta integralmente todos os meses, você deseja maximizar as recompensas que ganha usando seu cartão de crédito com frequência. Isso significa encontrar um cartão que corresponda bem aos seus gastos.

Muitos cartões de crédito oferecem pontos de bônus de recompensa para certos tipos de compras. Essas categorias de gastos podem incluir:

  • Hotéis
  • Passagens aéreas
  • Descontos em lojas conveniadas

Alguns cartões alternam suas categorias promocionais, o que significa que em diferentes épocas do ano você pode receber recompensas extras em combustível, mantimentos, restaurantes ou viagens. Outros mantêm o mesmo programa durante todo o ano, então você sempre receberá pontos de bônus em hotéis, gasolina ou o que quer que o cartão promova.

Você deseja que o seu cartão se ajuste ao seu estilo de vida, portanto, analise os extratos do cartão de crédito dos últimos meses para ver quais tipos de compras você faz com mais frequência.

  1. Considere o tipo de recompensa mais útil para você

Se você estiver considerando um cartão com sistema de recompensas, é importante não apenas combinar seus gastos com o cartão, mas também certificar-se de que o cartão oferece recompensas que você realmente usará. Não adianta muito ganhar um monte de milhas aéreas gratuitas se você raramente viaja. Também é bobagem se inscrever em um programa de recompensas de cartão de crédito que exige que você resgate recompensas em momentos que não interessam para você.

Portanto, pense no que poderia agregar mais valor à sua vida. Se você está tentando economizar para a aposentadoria, escolher um cartão que devolva o dinheiro depositado em uma conta de investimento faz sentido. Se você faz muitas viagens rodoviárias, ganhar pontos que podem ser trocados por gasolina pode ser o ideal. Ou você pode simplesmente optar pelo reembolso e usar o dinheiro para o que quiser.

  1. Determine que tipo de cartão de crédito é certo para você

Depois de ter uma ideia do que está procurando em um cartão de crédito, você pode restringir suas opções a algumas categorias. Dependendo da sua situação, você pode estar procurando por:

  • Um cartão de transferência de saldo se seu objetivo é consolidar dívidas de cartão de crédito ou reduzir os juros pagos sobre dívidas existentes.
  • Um cartão de devolução de dinheiro se você quiser receber suas recompensas como um crédito de extrato, reduzindo assim suas contas mensais.
  • Um cartão de crédito para viagens se você quiser ganhar milhas aéreas ou pontos para hotéis.
  • Um cartão de companhia aérea ou hotel se você quiser ganhar pontos ou brindes com uma companhia aérea ou hotel específico.
  • Um cartão de gastos comerciais se precisar fazer compras para sua empresa.
  • Um cartão garantido se você estiver tentando estabelecer um histórico de crédito ou reconstruir seu crédito após um evento adverso, como uma falência.
  • Um cartão de crédito de estudante se você ainda estiver na faculdade e apenas começando a acumular crédito.

Depois de saber que tipo de cartão está procurando, você pode prosseguir para pesquisar ofertas específicas de cartão.

  1. Revise os principais termos e taxas

Existem muitos cartões de crédito diferentes em cada categoria, portanto, você deve comparar suas opções com cuidado. Algumas das coisas principais a serem procuradas incluem:

  • Recompensas: as recompensas de cartão de crédito geralmente equivalem a entre 1% e 2% de seus gastos. Você pode encontrar recompensas mais generosas para categorias específicas de compras, como 5% em dinheiro de volta na gasolina ou mantimentos.
  • Pagamentos mínimos: descubra quanto do seu saldo você precisa pagar por mês. Normalmente, você tem a opção de pagar um valor mínimo fixo ou uma porcentagem do saldo devido.
  • Taxa anual: às vezes há uma taxa anual apenas para ter um cartão de crédito específico. Pode valer a pena pagar se você ganhar recompensas e vantagens suficientes para compensar essa taxa.
  • Outras taxas: descubra se você deve pagar uma taxa de transação no exterior se usar seu cartão durante uma viagem ao exterior. Você também pode querer verificar as taxas de atraso no caso de um pagamento perdido, taxas de transferência de saldo se você planeja transferir um saldo ou taxas para adiantamentos em dinheiro.
  • Outras vantagens: Seu cartão fornece acesso antecipado a ingressos para shows e eventos ou você recebe assistência na estrada? Oferece seguro de locação de veículos ou seguro de viagem? Essas são apenas algumas das vantagens que os emissores de cartão oferecem para atrair os clientes.
  1. Decida se o pagamento de anuidade faz sentido

Ao comparar uma oferta de cartão, você precisará determinar se pagar uma taxa anual faz sentido para obter uma taxa de juros mais baixa ou recompensas mais generosas. Para fazer essa determinação, você terá que fazer as contas.

Não ignore automaticamente um cartão com uma taxa anual até que você verifique para determinar se vai custar mais ou menos a longo prazo.

  1. Descubra mais sobre os requisitos de qualificação

Encontrar um cartão que perfeito para você não será útil se você não conseguir uma aprovação. Embora a maioria dos credores não declare especificamente seus requisitos mínimos de qualificação, os emissores de cartão geralmente deixam claro quando suas ofertas de cartão são restritas a pessoas com crédito negativo ou quando seu cartão está aberto a pessoas que procuram melhorar sua pontuação.

  1. Solicite o seu cartão

Finalmente, a última etapa é solicitar o cartão que você escolheu. Você pode se inscrever online e obter uma resposta dentro de alguns minutos a alguns dias, dependendo do emissor do cartão e do seu histórico de crédito.

Depois de ter seu cartão, não presuma que você precisa usar o mesmo para sempre. Cerca de uma vez a cada um ou dois anos, você deve passar por essas etapas novamente para ter certeza de que ainda tem um cartão que está alinhado com suas necessidades de gastos e que fornece recompensas que você realmente deseja usar.

Confira Também