Como pagar IPVA com cartão de crédito: Veja como é simples!

Para os contribuintes que devem ao Detran estadual e querem saber como pagar com o cartão de crédito IPVA em 2022, o melhor é quitar as pendências dentro do prazo do órgão para evitar prejuízos, algo inesperado pode acontecer.

Publicidade

Se esse é o seu caso e você quer saber como pagar com cartão de crédito IPVA em 2022 e realizar parcelamentos da forma correta, confira nesse artigo tudo que precisa para quitar suas dívidas e paga seu IPVA em 2022!

» Leia também: Novo PicPay Card ZERO taxa de anuidade: Como adquirir o seu online

Primeiro, como consultar o IPVA?

O IPVA é uma taxa que cada proprietário de veículo deve pagar anualmente. A principal forma de consulta é o portal estadual do Detran.

Publicidade

No entanto, os sites associados a Secretaria da Fazendo podem publicar avisos e calendários para informar os contribuintes.

O calendário do IPVA 2022 define uma data separada no final da placa. No entanto, deve-se notar que os pagamentos podem ser feitos em parcelas únicas ou parceladas.

Uma cota única é um método de pagamento integral. Os pagamentos parcelados variam de estado para estado.

Para verificar problemas pendentes para fazer isso, siga estas etapas:

Publicidade
  • Entre no site Portal do Detran do seu estado;
  • Procure por serviço;
  • Vá para aba pesquisa;
  • Insira as informações necessárias e clique;

Esse modo de ação também ajuda a ver outros problemas pendentes relacionados ao portal. O pagamento à vista é a forma mais eficiente de pagamento, pois o Detran oferece descontos e não aumenta a taxa de juros.

Quem optar por pagar com cartão de crédito IPVA em 2022 receberá o valor acrescido de juros. Mas o período de pagamento será mais longo.

Saiba abaixo como concluir o processo e acompanhar o Detran em seu estado.

IPVA com cartão de crédito: Como pagar em 2022?

As parcelas estabelecidas pelo Detran podem ser feitas após a negociação da dívida com o portal. Porém, às vezes, parcelas maiores devem ser pagas para o IPVA 2022.

Publicidade

Por isso, a SEFAZ compilou uma lista de empresas que participaram do processo e parcelaram mais de 3 vezes.

Os juros são acumulados em cada portal e na empresa responsável pela obra. A consulta sobre o IPVA 2022 ou como ele funciona pode variar de acordo com a região, porém, a forma mais comum é seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da SEFAZ da sua cidade;
  • Vá para o IPVA;
  • Procure por débitos;
  • Entre em parcelamento;
  • Preencha o formulário e selecione a quantidade de parcelas desejada;

É muito importante cumprir os prazos estabelecidos pelo Detran, pois os impostos são obrigatórios, e se o prazo não for cumprido, o valor pode ser aumentado em 20% mais um percentual da Selic.

Possíveis problemas além da multa, incluem a perda de 7 pontos na carteira e a apreensão do veículo é acumulando cerca de R$ 293,00.

RECOMENDAMOS

Novo Credicard ZERO Platinum sem anuidade, saiba como solicitar online!

(Você será transferido para outro conteúdo)

Como pode ser feito o parcelamento?

No momento do acesso ao débito, as opções de pagamento serão exibidas no sistema. Vale lembrar que, até 2022, as pessoas que pagarem com cartões de crédito IPVA poderão escolher o débito em aberto.

Quem está com IPVA em 2022 atrasado, também podem ser parcelados, um novo cronograma é introduzido para facilitar as parcelas pendentes.

É possível parcelar o IPVA em quantas vezes?

Vale ressaltar que o número de parcelas é determinado por cada empresa, por exemplo, quatro sites certificados afirmam poder parcelar IPVA em até 12 vezes.

Mas é importante que os proprietários de automóveis avaliem as melhores condições de tributação para evitar maiores prejuízos.

Se ele decidir fazer um cartão de crédito Ele deve apresentar comprovante de pagamento do imposto arrecadado. Porque só este documento comprova o pagamento do imposto.

» Conferir mais: Como conseguir o cartão Caixa Sim: Jeito seguro e fácil de solicitar!

É cobrado alguma taxa?

Publicidade

Sim, as empresas podem cobrar os pagamentos do IPVA com cartão de crédito. Por isso, é muito importante que o proprietário do carro pesquise e compare a melhor opção para ele.

Qual o prazo para parcelar o IPVA pelo cartão?

De acordo com o departamento de finanças e planejamento, o reembolso pode ser feito a qualquer momento, mas lembre-se: após o vencimento do lote. Serão cobrados juros e multas acumulados.

Confira Também