Filmes sobre finanças – Opções que podem mudar sua visão

Publicidade

Muitas pessoas lutam ou se opõem na hora de investir em educação financeira para adquirir conhecimento.

Eles tendem a pensar que o assunto é muito complexo e que o sucesso em finanças pessoais requer uma pista matemática.

Mas a verdade é que a educação financeira vai muito além e é muito menos complexa do que parece.

Educação financeira significa mudar a forma como a renda é administrada, aprender a administrar o dinheiro, economizar, fazer investimentos e consumir com consciência. Além de estar disposto a tomar decisões em situações adversas.

Publicidade

Nesse sentido, uma boa opção para entrar no universo financeiro sem cair do paraquedas e se perder é assistir a filmes que tratem do assunto.

Muitos dos empregos também interessam a quem já tem algum conhecimento, mas quer entender um pouco mais sobre os aspectos monetários.

Se você se encontra em alguma das situações, tenho certeza de que mantém o relacionamento que criou para si mesmo.

Quais ensinamentos os filmes sobre finanças podem proporcionar?

Filmes financeiros são uma forma importante de ilustrar questões teóricas. Além disso, contribuem para a avaliação do impacto de algumas ações.

Publicidade

Podemos citar como exemplo: “O Lobo de Wall Street” e “A Grande Aposta”, que consideram os elevados riscos associados ao investimento na bolsa. Da mesma forma, existem outras, como a grande busca pela felicidade, que fornece a motivação necessária para quem está passando por um momento economicamente desafiador e precisa sair da zona de conforto.

Os filmes relacionados a finanças vem com o objetivo de mostrar como:

  • É importante correr o risco, sabendo sempre as possíveis consequências;
  • Para alcançar resultados, uma base de conhecimento é essencial;
  • Sair da sua zona de conforto pode mudar sua vida.
  • Quanto ao dinheiro, nem tudo pode ser controlado;
  • Não se confiar muito em ganhos fáceis e rápidos, podem ser traiçoeiros.

Qual devo assistir primeiro? Bom, não tem um sequencia que você deva seguir, a escolha fica ao seu critério. Confira abaixo alguns filmes excelentes sobre finanças.

Publicidade

Os melhores filmes sobre finanças

À procura da felicidade

Baseado em acontecimentos da vida real, o filme descreve os infortúnios de Chris Gardner (Will Smith), um pai de família que, após investir seu dinheiro em uma ideia que não deu certo, começa a passar por enormes dificuldades financeiras. Aos poucos, essa situação piora seu casamento e o coloca em uma situação desesperadora.

Mesmo diante a esse cenário, Chris luta para estagiar em um grande corretor da bolsa e, junto com seu filho, mostra como manter sua dignidade, buscar a felicidade e perseverar até que vença diante de tais situações financeiras terríveis.

A grande aposta

Michael Burry, um grande especialista no ramo de mercado financeiro, vê inconsistências nas hipotecas vendidas por meio do mercado imobiliário. Decide então apostar nesses títulos, que eram considerados como um dos mais seguros.

Quando a bolha imobiliária estourou em 2008, sua teoria, considerada absurda, se concretizou.

O filme também explica de forma prática alguns termos que são muito úteis para iniciantes no mercado de investimentos.

Quem quer ser um Milionário? 

O filme, que recebeu 10 indicações ao Oscar, mostra que além de uma bela história, também pode valer a pena para quem quer aprender mais sobre finanças.

Jamal Malik, dos subúrbios de Mumbai, Índia, torna-se finalista em um programa de perguntas e respostas para uma estação de televisão indiana que concorre pelo prêmio final de Rs 20 milhões.

Um filme pode nos ensinar que, em muitos momentos da vida, situações com mais de uma opção e escolher a resposta certa podem não ser tão fáceis, principalmente quando se trata de dinheiro.

Além disso, o filme permite-nos considerar que nem sempre fazer perguntas é a chave de todos os problemas financeiros, mas sim fornecer respostas para gerir o nosso dinheiro.

Steve Jobs

O filme é um ótimo resumo da vida de Jobs, seus momentos essenciais e seus problemas pessoais.

Nesse sentido, mostra um dos maiores ícones do mundo dos negócios nos bastidores da vida.

O lobo de Wall Street

O filme mostra o lado negro do modo de enricar tão rapidamente quanto ilegal.

Como outros gêneros, levanta questões morais e fornece uma imagem detalhada da vida de um corretor de Wall Street e suas estratégias nos mercados financeiros.

Até que a sorte nos separe

Apesar da comédia, é inspirado em um livro do renomado consultor financeiro Gustavo Cerbas (“Casais inteligentes ficam ricos juntos”).

Isso mostra claramente como a má gestão financeira e as decisões erradas podem destruir até mesmo os maiores ativos.

Dadas as proporções, todos podem se colocar no lugar do personagem principal e pensar no seu estilo de consumo.

Se você quiser aprender como melhorar a gestão financeira de seu parceiro, leia o artigo: Confira 5 maneiras de controlar suas finanças (Ler agora).

O Dinheiro Nunca Dorme

O filme tem a reputação de ser uma verdadeira lição de compreensão das nuances do mercado financeiro quando as coisas dão errado em grandes lojas de varejo.

Gordon Gekko (Michael Douglas) foi preso por fraude financeira, após sair da prisão encontra um novo cenário financeiro e passa a dar palestras criticando o comportamento arriscado do mercado e tentando consertar sua relação com sua filha.

O drama traz à vida as características do mercado de ações e o que impulsiona a busca por dinheiro, fazendo com que as instituições financeiras sempre ganhem dinheiro durante uma crise.

O Capital

Dirigido por Costa-Gravas e lançado em 2013, o cargo mostra uma retomada econômica seguida de um declínio moral do gestor em função dos jogos de poder (contrair, negociar e puxar o tapete) que enfrenta para assumir a presidência do Banco. .

O filme é sobre o cruzamento do plano financeiro pessoal dos personagens com o capitalismo tardio, o momento econômico histórico em que se encontram.

Grande Demais Para Quebrar

Produzido para a televisão e exibido pela HBO em 2011, o tema abrange o poder político e a dimensão econômica das empresas.

O relato fala sobre a crise de 2008 na perspectiva do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson.

Warren Buffet (o maior investidor e um dos homens mais ricos do mundo), Ben Bernanke (presidente do banco central) e Dick Fuld (CEO do Lehman Brothers) são alguns dos personagens famosos do filme.

Capitalismo: Uma História De Amor

Você já pensou sobre esta história hoje: apenas um grupo da sociedade consegue obter cada vez mais lucro financeiro, enquanto a grande maioria perde seus direitos. O filme apresenta uma análise do capitalismo, que corrompeu os ideais de liberdade consagrados na Constituição dos Estados Unidos, beneficiando parte da sociedade.

Na perspectiva do diretor Michael Moore, o recurso demonstra a transição entre os governos George Bush e Barack Obama e aborda reflexões sobre a crise financeira e a recuperação econômica iniciada em 2007. O sistema financeiro deve ser levado em consideração.

Quants – Os Alquimistas de Wall Street

O filme mostra como documentário uma tentativa de pesquisadores em estatística, matemática e informática de desenvolver técnicas de determinação de valores colaterais por meio da revelação matemática do sistema financeiro.

Ele fornece uma gama de informações valiosas que são conhecidas por especialistas conhecidos na área.

Margin Call – O dia antes do fim

A consciência no mundo financeiro é sempre uma coisa boa na hora de tomar decisões. O filme conta a história de um analista de banco de investimento que encontra informações confidenciais que podem quebrar uma instituição em 24 horas.

Estar no mercado de trabalho requer habilidades como o que fazer com informações confidenciais e como lidar com grandes crises. Situações que você enfrenta nos mercados financeiros. E para finalizar o filme, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro. Vale a pena conferir.

Freakonomics

O filme mostra a pesquisa do economista Steven Levitt e do jornalista Stephen J. Dubner, que aplicou a teoria econômica diretamente às questões do cotidiano.

É um trabalho que ajuda a compreender a economia e o papel dos atores econômicos.

Trabalho Interno

Dirigido por Charles Ferguson, o documentário revela de forma clara e quase didática os fatores que culminaram na crise financeira de 2008 e suas implicações para a sociedade.

O trabalho deve ser visível para quem tenta entender como funciona o sistema capitalista na fase financeira.

O filme mostra o lado sujo de Wall Street e as terríveis consequências da especulação e dos empréstimos disponibilizados sem critérios.

Também há entrevistas no mercado com jornalistas, grandes políticos, pesquisadores e outras pessoas importantes.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Nesse filme, você pode ver o consumo irrestrito e a falta de planejamento financeiro pessoal.

O vício das compras leva à falência do protagonista, deixando a lição de que é preciso poupar para não se endividar e ficar sempre no vermelho.

Se quiser dicas para economizar mais dinheiro, não deixe de ler o post: 7 Dicas Para Você Manter Suas Finanças Em Dia!

Enron – Os Mais Espertos da Sala

É um documentário sobre os eventos de uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos e do mundo, a Enron.

Um dos maiores escândalos financeiros da década de 80 é investigado do ponto de vista do espectador por meio de documentos, fotografias, gravações e comentários.

Traz, como outro filme da lista “A Grande Aposta”, um aviso de que nem todos os investimentos aparentemente sólidos o são.

O Poderoso Chefão

Marlon Brando, Al Pacino, Robert De Niro e Andy García. Estes são apenas alguns dos nomes que apareceram nos filmes da trilogia O Poderoso Chefão, mostrando todo o poder, intriga e enriquecimento da família de gangsters mais famosa do filme.

Um dos trílogos de maior sucesso do filme, O Poderoso Chefão, traz não apenas a perpetuação do estilo cinematográfico para a história da máfia, mas traz muitas lições valiosas sobre finanças, planejamento financeiro e negócios para suas histórias.

O homem que copiava

Em “O Homem que Copiava”, acompanhamos a história de André (Lázaro Ramos), usuário de fotocopiadoras em uma papelaria que adora desenhar cartuns e sonha em sair com a vizinha Silvia (Leandra Leal).

Tudo começa a mudar quando André se torna amigo de Cardoso (Pedro Cardoso), um mecânico ambicioso que sugere que André falsifique notas de 50 dólares. O jovem André pensa em conquistar quem ama, embarcar nesta perigosa aventura.

Em uma mistura de drama e humor, esta obra do cinema brasileiro nos mostra o quanto as pessoas estão dispostas a assumir riscos e atitudes economicamente incompreensíveis em muitos casos para atingir seu objetivo.

É um bom filme para refletir sobre o que realmente precisamos e aprender à medida que começamos a investir em nossas ambições com o que temos, subindo um degrau de cada vez.

O mago das mentiras

O último filme da lista prioriza a fraude e detalha como o golpe deixou Bernard Madoff rico.

Publicidade

Assim como outros trabalhos sobre enriquecimento ilícito apresentados ao longo do artigo, também mostra como os grandes especialistas do mercado financeiro estão aproveitando o sistema.

Conclusão

Esses filmes, além de buscarem ampliar horizontes com novos conhecimentos e, às vezes, questões sociais e éticas, mostram que os mercados financeiros não são tão impessoais e imputados como muitos pensam.

Existem contradições e decisões erradas, mesmo com boas informações. Além disso, a trapaça acontece com todos os regulamentos e inspeções.

Confira Também