Financiamento de Caminhão – Saiba o Passo a Passo Para Adquirir o Seu

Publicidade

Você sabia que o financiamento de caminhão é uma excelente alternativa para quem quer adquirir um veículo, seja novo ou usado, mas não tem o valor para pagar a vista? Pois é. Por isso, com ele, é possível encontrar diferentes opções de parcelamento – com certeza, alguma vai caber no seu bolso!

Mas você já se perguntou quem pode financiar um caminhão? Empresas, independentemente do seu porte, e até caminhoneiros autônomos podem fazer isso. Claro, existem alguns requisitos, que a gente vai te contar agora.

Em caso de pessoa física, o candidato precisa ter entre 18 e 65 anos. Já para empresas, o tempo mínimo de atividade é de um ano.

Além disso, é necessário ter, no mínimo, um caminhão em seu nome e experiência como motorista, podendo ser CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria e registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Publicidade

Caso seja o seu primeiro caminhão, o limite do crédito é de 50% do valor do veículo, de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Para descobrir o passo a passo para financiar o seu caminhão, continue lendo o artigo!

Passo a passo prático para solicitar um financiamento de caminhão

Entendendo o cenário promissor e com muito mais facilidades para adquirir caminhão, nós trouxemos um passo a passo para você se sair bem no seu financiamento. Separamos os 5 principais para fechar negócio. Confira!

Financiamento de Caminhão - Saiba o Passo a Passo Para Adquirir o Seu

Publicidade
1. Conheça as modalidades de financiamento para caminhão

Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é oferecido por diferentes instituições financeiras. Na prática, funciona assim: elas emprestam o dinheiro para comprar caminhão, e o veículo fica em nome de quem o adquiriu.

No entanto, quem solicitou a compra assume esse empréstimo com a instituição. As modalidades oferecem opções para pessoa física e jurídica (empresa).

Aproveitamos para apresentar algumas opções:

  • Finame Procaminhoneiro: Oferecido pelo BNDES, o programa está disponível para empresas cadastradas no Finame. Sua vantagem é poder financiar de 50 a 80% do valor total e começar a pagar em 24 meses após a contratação.
  • BNDES Procaminhoneiro: Essa é outra opção do Banco Nacional, mas, nesse caso, é válida apenas para profissionais autônomos e empresas que faturam até 2,4 milhões por ano. Além disso, é possível financiar até 90% do caminhão e o prazo para pagamento máximo é de até 8 anos.
2. Estude e pesquise sobre os programas

É possível encontrar diversas opções de financiamento. E, por isso, as condições de pagamento, como prazo e taxa de juros, podem variar bastante.

Publicidade

É importante ficar atento e pesquisar qual o melhor programa para o seu caso. Avalie as condições de pagamento e garanta que você tem como assumir e pagar essa dívida no prazo estipulado pelo programa.

3. Prepare a sua documentação

Após seguir esses dois passos, é necessário se preparar para conseguir o financiamento de fato.

A instituição financeira escolhida exige alguns documentos essenciais, veja a lista:

  • Identificação pessoal (RG e CPF);
  • Carteira de habilitação;
  • Comprovante de renda.

Como as orientações podem mudar conforme o financiamento, é recomendado pesquisar as regras para não dar nada errado.

4. Use o seu poder de negociação

Negociar nunca é demais, não é mesmo? Vale a pena conversar bastante com a instituição que vai conceder o empréstimo sobre as condições de pagamento.

Não deixe de conferir em quantas vezes o caminhão será pago, o prazo, as taxas de juros e os encargos cobrados.

Oferecer uma entrada alta, por exemplo, pode fazer com que as parcelas fiquem muito mais acessíveis, além de reduzir os juros. Além disso, não se esqueça que é um empréstimo e que é preciso cautela e planejamento financeiro, viu?

5. Atenção ao contrato

Depois de encontrar a melhor opção de financiamento e negociar, é chegada a hora das questões jurídicas. Leia, com muita atenção, todas as cláusulas e, só depois disso, assine o contrato.

Uma dica valiosa: não deixe de pagar em dia todas as parcelas para não correr o risco de ficar com o nome sujo ou perder o veículo.

Conheça o BNDES: simulador de financiamento

BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) possui um financiamento destinado à aquisição dos seguintes veículos:

  • Caminhões;
  • Caminhões-tratores;
  • Cavalos-mecânicos;
  • Reboques e semirreboques;
  • Chassis e carrocerias para caminhões;
  • Carros-fortes;
  • Equipamentos especiais adaptáveis a chassis;
  • Ônibus e carrocerias para ônibus.

Entretanto, vale destacar que o programa do BNDES, Finame Ônibus e Caminhões, financia até 60% do valor do caminhão.

O prazo é até 120 meses, e a taxa de juros é variável. Existem no mercado diversas opções de financiamento, por isso, esses requisitos podem variar de programa para programa.

Mas, para você ter uma noção do montante necessário para financiar, a instituição oferece um simulador online.

Por meio dele, é possível realizar simulações de financiamento de caminhões pela internet de um jeito bem prático e seguro.

Então, mãos à obra? Aprenda logo a seguir como usar a ferramenta do BNDES!

Como usar o simulador do BNDES?

  • Passo 1: Acesse o simulador clicando aqui
  • Passo 2: Adicione as informações solicitadas, como valor do bem (em reais), percentual a ser financiado, prazo total do financiamento (em meses) – lembrando que período máximo coberto pela Instituição é de 120 meses – e prazo de carência (em meses).
  • Passo 3: Para adicionar as informações nos itens percentual a ser financiado, prazo total do financiamento e prazo de carência, você pode digitar o dado no campo branco do lado esquerdo ou arrastar o quadrado cinza até quando chegar o valor correto.
  • Passo 4: Observe que os dois últimos campos (taxa de remuneração do agente financeiro e projeção da inflação anual) já vem preenchidos automaticamente. Em relação à taxa, ela será negociada diretamente com o banco ou agente credenciado responsável pela concessão do financiamento, mas pode variar entre 3,0% e 6,0% ao ano. De qualquer forma, é possível realizar uma simulação bastante realista com os dados fornecidos.
  • Passo 5: Após acrescentar as informações, selecione o botão azul “simular”. Em segundos, você receberá o resultado. Para refazer, clique o botão branco “novo cálculo” na lateral direita. Veja o exemplo:
simulador-de-financiamento-de-caminhão
Ferramenta BNDES
Publicidade

Lembrando que ao realizar a simulação, a ferramenta disponibiliza um resultado detalhado do financiamento com:

  • Mês;
  • Saldo inicial;
  • Juros;
  • Amortização;
  • Prestação;
  • Saldo final.

Viu só como é simples, fácil e rápido ter uma prévia do seu financiamento de caminhão? Em apenas um clique é possível projetar todo o processo.

Mas fique atento às boas práticas para fazer um bom negócio, combinado? Aproveite para acompanhar mais novidades sobre o setor e outras dicas como essas assinando a nossa newsletter.

🔸🔸🔸 Posts Recomendados 🔸🔸🔸

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui