Guia passo a passo para fazer um pedido de empréstimo

Publicidade

Está pensando em pegar um empréstimo? Certifique-se de estar totalmente informado com lendo esse artigo completo.

Solicitando um empréstimo

Se você deseja fazer um empréstimo, elaboramos um guia passo a passo para ajudá-lo com seu pedido. Vamos abordar como:

  • Considerar se você precisa de um empréstimo: Contrair um empréstimo não é uma decisão a ser tomada rapidamente, então certifique-se de considerar se é a melhor escolha para você
  • Escolher de um tipo de empréstimo: há uma série de empréstimos diferentes que você pode fazer, embora você possa não se qualificar para todos eles
  • Verificar sua pontuação de crédito: se você se qualifica ou não para um empréstimo depende muito do seu score – por isso é sempre uma boa ideia mantê-lo sempre alto
  • Comparar e solicitar o empréstimo : preencha as informações necessárias e envie sua formalização

1) O que considerar antes de solicitar um empréstimo

Antes de iniciar um empréstimo, você deve considerar o seguinte para garantir que um empréstimo seja a opção certa para você:

Eu preciso do empréstimo? Tomar dinheiro emprestado nunca é uma decisão fácil, então você deve ter absoluta certeza de que precisa do empréstimo que está solicitando.

Publicidade

Pode valer a pena considerar se você mesmo pode economizar o dinheiro, a menos que o motivo pelo qual precisa do empréstimo seja urgente, para que você não precise pagar juros sobre o valor que precisa.

Posso pagar o empréstimo? Da mesma forma, considere suas circunstâncias financeiras – embora seja impossível prever o futuro, se você acha que pode ter problemas de fluxo de caixa, um empréstimo pode não ser a melhor opção para você.

Lembre-se de que, embora um empréstimo com prazo mais longo permita que você pague com uma taxa de juros mais baixa, você ainda vai acabar pagando mais no geral.

Seu pedido já fui recusado no passado? A solicitação de empréstimos ou crédito deixa uma marca em seu relatório de crédito – se você foi recusado algumas vezes recentemente, seria melhor tentar reconstruir sua pontuação de crédito antes de tentar novamente

Existem taxas ou encargos? Isso varia de acordo com o credor e o produto do empréstimo, mas você deve estar ciente de quaisquer taxas ou encargos possíveis que possa enfrentar – por exemplo, taxas de administração ou taxas de pagamento atrasado

Por que as pessoas fazem empréstimos?

Embora o que você faz com o dinheiro depois de obtê-lo depende inteiramente de você, as pessoas geralmente fazem um empréstimo por um dos seguintes motivos:

  • Para comprar um carro
  • Para fazer melhorias na casa
  • Para pagar por um casamento
  • Para pagar um feriado
  • Para consolidar dívidas

A compra de um carro é o motivo mais popular para a obtenção de um empréstimo, com quase um terço de todas as pessoas o escolhendo como objetivo – seguido por dívidas (28%) e reforma (21%).

Conheça Também: Empréstimo Para Comprar Carro | Confira Todas as Opções de Crédito!

Quanto poderei pedir emprestado?

O valor que será oferecido por seu credor dependerá em grande parte de quanto você pode pagar. Seus credores tomarão sua decisão sobre isso usando seu relatório de crédito para obter uma imagem de suas finanças – mas você também precisa estar ciente de quanto pode realisticamente pagar de volta.

Quanto você precisará dependerá do motivo do empréstimo. Você deve ter certeza do que precisa do empréstimo e de quanto custará – por exemplo, de quanto você precisará para fazer as melhorias na casa que deseja. Evite pedir mais dinheiro emprestado do que precisa para saber que poderá fazer os pagamentos.

Por quanto tempo posso pedir emprestado?

Você terá a opção de emprestar por um período de um a até 30 anos – mas lembre-se de que, embora seus pagamentos de juros mensais sejam menores para prazos mais longos de empréstimo, os juros gerais que você paga serão maiores. Se você puder fazer pagamentos mensais mais altos para quitar o empréstimo em um espaço de tempo mais curto, ele ficará mais barato.

Posso obter um empréstimo com crédito ruim?

Se você tiver uma classificação de crédito ruim ou um histórico de crédito limitado, ainda poderá se qualificar para certos empréstimos; no entanto, pode esperar taxas de juros mais altas.

Você também pode não conseguir emprestar tanto sem certas restrições ou condições – como ter um fiador para fazer seus pagamentos, se você não puder, ou colocar ativos como garantia.

Guia para pedido de empréstimo
pedido de empréstimo

2) Que tipo de empréstimo preciso?

Os empréstimos vêm em diferentes formas para pessoas em diferentes circunstâncias – e os tipos para os quais você será mais adequado dependerão de fatores como sua pontuação de crédito e histórico. O mercado de empréstimos gerais oferece as seguintes opções:

  • Empréstimos não garantidos : os empréstimos não garantidos  não estão vinculados a nenhum ativo e, como tal, geralmente estão disponíveis apenas para pessoas com pelo menos uma classificação de crédito razoável
  • Empréstimos garantidos : Empréstimos garantidos  estão vinculados a um dos seus ativos como garantia – normalmente a sua – que atua como uma garantia para o banco para que eles possam obter o seu dinheiro de volta se você não pode fazer o seu reembolsos.

3) Como posso verificar minha pontuação de crédito

Sua pontuação de crédito é um fator importante considerado pelos credores ao decidirem se aceitam seu pedido de empréstimo, portanto, vale a pena verificar antes de aplicar. Dessa forma, você sabe exatamente qual score possui e, se precisar melhorar sua pontuação de crédito, terá a chance de fazê-lo antes de preencher um formulário.

Você também poderá ver se há erros em seu relatório e, posteriormente, corrigi-los – erros em seu relatório podem levar à rejeição de pedidos de empréstimos e crédito.

Como a solicitação de um empréstimo afeta minha pontuação de crédito?

Quando você solicita um empréstimo ou qualquer tipo de crédito, o credor fará uma ‘pesquisa completa’ em seu arquivo de crédito. Quer você seja aceito ou não, isso ainda deixa uma marca em seu relatório de crédito – e muitas dessas marcas podem indicar aos credores que você está em uma situação financeiramente difícil.

Candidate-se ao empréstimo

Quando você encontrar o empréstimo de que precisa e tiver certeza absoluta sobre ele, é hora de preencher o formulário de inscrição com o credor. Quais informações eu preciso fornecer?

Você precisará das seguintes informações ao fazer seu pedido de empréstimo, portanto, certifique-se de tê-las em mãos:

  • Dados pessoais, como seu nome e endereço
  • Seus dados bancários
  • Seu endereço atual e histórico de endereços nos últimos três anos
  • Detalhes sobre seus comprovantes de pagamentos
  • Informações sobre o seu emprego

O que acontece depois de me inscrever?

Depois de preencher seu requerimento e enviá-lo ao credor, isso permite que eles façam uma verificação de crédito para avaliar se você poderá reembolsá-lo. Eles usarão suas descobertas para tomar uma decisão e, se aceitarem sua inscrição, também decidirão a taxa de juros que você receberá.

Se você for aceito, o credor enviará a você o contrato de empréstimo – geralmente eletronicamente ou por correio – para você assinar e enviar de volta. Quando eles o receberem de volta, você deverá ter o dinheiro em sua conta em alguns dias.

Confira Também