Melhores Bancos Digitais Para Abrir Conta Em 2023

Com tantas e crescentes possibilidades de bancos digitais, fica difícil escolher qual instituição se adequa melhor ao perfil de cada consumidor. Devido à intensa concorrência do setor, os vários pacotes de serviços eram muitas vezes bastante aliciantes e aliciantes, dificultando a seleção.

Publicidade

Portanto, compilamos um resumo das principais alternativas, prós desse modo digital neste artigo. O objetivo é facilitar a tomada de decisão.

Venha agora!

O que são bancos digitais?

Os bancos digitais são entidades financeiras totalmente online. Não possuem sede física para atendimento presencial, pois toda a sua atividade é realizada online.

Publicidade

Os clientes podem acessar os bancos digitais acessando o site da instituição ou baixando o aplicativo oficial.

Os bancos digitais oferecem aos consumidores alternativas de contas digitais com as mesmas qualidades das contas bancárias tradicionais. Podem ser contas atribuídas pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ).

Imagem: Contas Digitais

Leia também | Cartão BNDES MEI: Conheça os benefícios exclusivos para PJ!

Exemplos de serviços acessíveis através de contas digitais:

Publicidade
  • Depósitos;
  • Transferências;
  • Pix;
  • Pagamento de contas;
  • Cartão de débito e cartão de crédito;
  • Crédito e empréstimo;
  • Investimentos.

Antes de discutir os principais bancos digitais, é essencial distinguir entre um banco digital e um banco digital.

Um banco convencional com sede física pode disponibilizar contas digitais para seus clientes, mas ainda será considerado um banco tradicional. Nesse caso, eles são chamados de bancos digitais, embora alguns serviços ainda devam ser realizados pessoalmente.

Os bancos digitais funcionam totalmente online, com todas as saídas gerenciadas pelo app, internet ou até mesmo pelo telefone.

Vantagens dos bancos digitais

Principais benefícios:

Publicidade

Acessar o pacote de serviços de conta digital muitas vezes não acarreta custos de manutenção de conta com bancos digitais. Mesmo que alguns desses serviços (como saques em caixas eletrônicos) possam incorrer em taxas, a economia ainda é substancial.

Com um celular, você acessa sua conta digital sem sair de casa e na palma da mão. A agilidade nas transações financeiras dessas instituições é uma de suas características.

O estabelecimento online de uma conta digital reduz a burocracia. Você pode transmitir seus documentos e verificar suas informações pessoais de forma segura e com pouca burocracia.

Além de transferências e pagamentos via Pix, os bancos digitais disponibilizam cartões de crédito e débito.

Quais são os principais bancos online?

Confira a lista dos onze principais bancos digitais, compilada pelo site Reclame Aqui. Na categoria “bancários e cartões digitais” do Prêmio Reclame Aqui 2022, eles concorrem.

O site gera o ranking com base em características como atendimento ao cliente e dedicação na resolução de problemas e reclamações.

Agibank

Cartão de crédito com primeiro ano grátis; quatro saques gratuitos mensais em caixas eletrônicos da Rede 24 horas, casas lotéricas e rede Saque e Pague; Imagens gratuitas ilimitadas; emissão ilimitada de boletos pelo aplicativo; pagamentos ilimitados por QR Code; plataforma de investimento.

BTG Banking (BTG Pactual)

Cartão de débito e crédito básico sem custo anual; portabilidade salarial; oito saques mensais gratuitos em caixas eletrônicos da Rede Banco 24 Horas; depósito de contas; Pix ilimitado; pagamento de contas; transferências gratuitas; plataforma de investimento.

Cora

Conta digital para empresas (CNPJ) e microempreendedores (MEIs); boletos gratuitos e ilimitados; Pix e downloads gratuitos e ilimitados; sistema de gestão de cobrança.
um cartão de débito gratuito e sem anuidade; cartão de crédito internacional (exceto conta MEI).

Inter

Cartão de crédito e débito sem anuidade e cashback; cartão internacional sujeito a análise; Pix, transferências e saques gratuitos e ilimitados; depósito em dinheiro por boleto (até 100 boletos grátis por mês); pagamento de contas e pagamento de contas; retiradas gratuitas e ilimitadas; plataforma de investimento; empréstimos, financiamentos e consórcios; portabilidade salarial.

iti Itaú

Conta digital disponibilizada para maiores de 14 anos; cartão de crédito sem anuidade; descontos de varejo; pagamento de conta; portabilidade salarial; recarga de celular; Pix e downloads gratuitos; depósito por boleto; saque digital (sem cartão) nos caixas eletrônicos da Rede 24 horas.

Nubank

Cartão de crédito e débito sem anuidade (inclusive internacional); Pix e transferências gratuitas e ilimitadas (TED); depósito em dinheiro por boleto grátis (exceto em conta PJ); pagamento de contas e boletos; saques (taxa de R$ 6,50 por saque); empréstimo pessoal; plataforma de investimento; poupança na conta digital (cujo valor é aplicado em CDI); portabilidade salarial.

Como selecionar um banco online

Confira algumas recomendações úteis para decidir entre os principais bancos digitais:

  • Analise cada pacote de serviços prestados pelos bancos.
  • Verifique os custos associados a saques, transferências e depósitos.
  • Verifique a funcionalidade dos canais de atendimento, incluindo chat, telefone, aplicativo de mensagens, etc.
  • Verifique se há reclamações em sites como o Reclame Aqui e nas próprias redes sociais dos bancos e veja como eles respondem a eventuais críticas ou reclamações.
  • Verifique se o banco digital oferece outros tipos de conta além da conta pessoa física (como conta pessoa jurídica e conta MEI), caso haja necessidade.
  • Avalie as opções de serviços complementares, como seguro, reembolso e programas baseados em pontos.

Banco digital é o mesmo que uma carteira digital?

Não. A carteira digital é um dos serviços financeiros oferecidos pelo banco digital, sendo um provedor de serviços financeiros exclusivamente online.

Publicidade

Uma carteira digital é um aplicativo ou plataforma que consolida os vários métodos de pagamento de um usuário.

Ele pode coletar cartões de crédito e débito de diversos bancos e fabricantes, facilitando o pagamento de contas e a realização de compras.

A Carteira Digital pode ser um dos serviços prestados pelos bancos digitais, ou pode ser prestado por outras empresas.

Confira Também