fbpx

NuConta é segura mesmo sem a garantia do FGC?

Publicidade

Muitas pessoas questionam e até suspeitam que deixar dinheiro na NuConta é arriscado. Eles ainda dizem que é melhor deixar seu dinheiro em um dos grandes bancos. Como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaí Unibanco ou o Santander, já que há uma garantia do FGC – Fundo Garantidor de Créditos. Mas no final, a NuConta é segura mesmo sem uma garantia do FGC? Tire todas as suas dúvidas aqui neste artigo.

A NuConta é segura mesmo sem a garantia do FGC?

FGC – Fundo Garantidor de Créditos

FGC – Fundo Garantidor de Créditos, é uma associação civil sem fins lucrativos. O FGC possui um mecanismo de proteção aos acionistas que garante até R$ 250 mil no caso de determinada instituição quebrar.

Portanto, se você submeteu uma solicitação ao banco por um valor de até 250 mil com recursos garantidos pelo FGC, é garantido que você receberá esse dinheiro em caso de qualquer problema. No entanto, a conta de pagamento Nubank não disponibiliza essa garantia para seus clientes. Sugindo a questão, NuConta é seguro?

Publicidade

Conta de pagamento NuConta – Nubank

NuConta é uma conta de  pagamentos. Ou seja, não é uma conta corrente, mas funciona da mesma maneira. Uma conta de faturamento é um registro individual de transações de pagamento em nome do usuário.A conta pode ser pré-paga, possibilitando o pagamento de contas, ou pós-paga e mantida pelas instituições financeiras e de pagamento.

No entanto, existem algumas limitações na conta de  pagamentos. Ou seja, você não pode efetuar pagamentos, como IPTU ou IPVA. Isso ocorre porque não é um banco, mas uma conta de pagamento.

A NuConta é segura mesmo sem a garantia do FGC?

No entanto, a conta de pagamento é protegida pelo fato de os fundos não responderem diretamente a qualquer obrigação da entidade de pagamento. Portanto, eles não podem ser presos, seqüestrados, registrados e confiscados ou qualquer outro ato de restrição judicial devido ao cancelamento da responsabilidade da instituição de pagamento.

Publicidade

Além disso, os fundos são distribuídos para uma conta específica no Banco Central ou são investidos em títulos do governo federal, como a NuConta. Ou seja, todo o dinheiro depositado em Nuconta é limitado e é separado da capital do Nubank.

Publicidade

A garantia é fornecida pelo governo e o banco central organiza e controla as regras atuais em relação ao seu dinheiro. Portanto, o dinheiro só pode ser usado em títulos do governo federal. Como esses recursos são garantidos pelo governo, não há necessidade de uma garantia do FGC. Se você tiver alguma dívida, leia as Perguntas frequentes do Banco Central do Brasil sobre os sistemas e instituições de pagamento autorizados.

Considerações finais

Em outras palavras, a NuConta é segura, mais do que se fosse garantida pelo FGC. Isso porque o banco é mais fácil de quebrar do que o próprio governo. Por exemplo, se houver um colapso geral no sistema financeiro brasileiro, o FGC não poderá pagar todos ao mesmo tempo. Por isso, não hesite em investir o seu dinheiro em NuConta. De fato, a renda é maior que a economia.

Confira Também