O Que é Pagamento Recorrente? Como funciona? Confira!

Publicidade

Se você usa serviços online ou faz compras no meio virtual com certeza sabe o que é pagamento recorrente.

Sabe quando você contrata um serviço como Netflix? Já pensou ter que lembrar de pagar todo mês? Para facilitar, a cobrança dele é feita pelo modelo recorrente.

Os meios de pagamento estão, a cada dia que passa, mais eficientes e práticos, isso não podemos negar.

As formas de pagamento virtuais vieram exatamente para isso, facilitar a relação entre compradores e clientes, não importa em qual parte do mundo eles possam estar.

Publicidade

Com isso, a variedade de meios de pagamento é grande, e é preciso ter cuidado na hora de escolher determinado serviço, principalmente quando o assunto é pagamento recorrente, que se baseia não somente em uma única transação, mas sim em várias transações por um determinado período. Mas o que é pagamento recorrente?

O que é pagamento recorrente?

Para entender o que é pagamento recorrente, pense em quando você contrata um plano recorrente, é como se fosse um plano por assinatura, ou seja, uma cobrança feita de forma mensal (ou quinzenal/semanal) por um tempo estipulado pela negociação.

O Que é Pagamento Recorrente? Como funciona? Confira!

Empresas que trabalham com esse meio de pagamento são de diversas áreas, entre elas temos:

  • Profissionais liberais
  • Escritórios de contabilidade
  • Editoras
  • Empresas de telecomunicação
  • Entre outras

Conforme mencionado, saber o que é plano recorrente consiste basicamente em entendê-lo como uma ferramenta muito simples e prática de controle de pagamento pelo serviço prestado.

Esse serviço no caso, é o que é venda recorrente. Imagine que você um site de assinatura de vinho e todo mês seu cliente vai receber uma seleção diferente em casa. Embora os produtos possam mudar, o valor da assinatura é o mesmo e todos mês ele pagará por isso. Você programa o pagamento recorrente e está tudo certo.

Ele proporciona comodidade, tanto para o cliente quanto para o fornecedor do serviço. Porém, deve ser feita uma gestão de pagamento recorrente eficiente para que sua empresa tenha ótimos resultados.

Dessa forma, você deve estar se perguntando. Agora que já sei o que é pagamento recorrente, como funciona?

Quais são os meios de pagamento para esse tipo de serviço? Como podemos realizar as transações de forma prática e eficaz?

Existem várias maneiras de os pagamentos recorrentes serem realizados online. Confira abaixo quais são as melhores ferramentas para você utilizar. Vamos lá?

3 opções de meios de pagamento recorrente

1) Cartão de crédito

Usar o pagamento recorrente pelo cartão de crédito funciona como uma garantia do pagamento por um serviço prestado por tempo determinado.

A empresa geralmente realiza uma cobrança automática periódica na fatura do cliente, de acordo com o plano escolhido.

Isso contribui para:

  • Prevenção de possíveis atrasos ou esquecimentos do pagamento
  • Evitar cobrança de juros pelo prestador ou suspensão dos serviços

Além de proporcionar comodidade ao próprio cliente, oferece segurança ao fornecedor, que pode efetuar um controle maior sobre a sua receita, sabendo que, em determinado dia do mês, o pagamento será efetuado.

Uma outra vantagem do cartão de crédito é o parcelamento. Podemos adquirir a assinatura de uma revista e parcelarmos o pagamento em 10 vezes consecutivas com o cartão de crédito, por exemplo.

A desvantagem do cartão de crédito são algumas taxas de cobrança, como crédito rotativo, anuidade, taxas de administração, entre outras.

2) Débito automático em conta corrente

O débito automático, como o próprio nome já diz, é uma autorização que você dá ao banco para que seja debitado um determinado valor da sua conta e transferido para outra determinada conta.

De grosso modo, o débito automático é uma transferência programada para um dia do mês da sua escolha.

Da mesma forma que o cartão de crédito, isso também assegura ao cliente de que não haverá atrasos e o pagamento recorrente será efetuado com pontualidade. Bom para o consumidor e para o fornecedor.

3) Boleto bancário

Outra forma de fazer a cobrança recorrente é por meio do boleto.

O Boleto Bancário é uma ferramenta muito famosa no mercado, pois proporciona segurança, principalmente para pessoas que gostam de arquivar seus comprovantes físicos para se defender de algum problema e/ou inconformidade no serviço prestado ou pagamento efetuado.

O boleto também é ótimo para pessoas que não possuem cartão de crédito ou pessoas que optam por não ter conta bancária, precavendo-se de taxas bancárias ou outros serviços que causam débitos na conta.

Uma das desvantagens da cobrança recorrente por boleto bancário é o tempo para reconhecimento do pagamento, que pode levar cerca de 5 dias.

Pode haver até a possibilidade de o cliente desistir da compra ou do serviço, por possíveis transtornos causados pela demora no processamento do seu pagamento.

Afinal, como faço para controlar todas as cobranças recorrentes no boleto e cartões?

Ao entender o que é pagamento recorrente, consequentemente é necessário conhecer os meios de pagamentos que existe no mercado. Vimos acima que o boleto, o cartão de crédito e o débito automático possuem suas particularidades e facilidades tanto para o consumidor quanto para o fornecedor.

No entanto, existe uma linha muito abrangente entre o pagamento e o controle desses pagamentos e assinaturas prestadas que o fornecedor deve controlar.

Pagamentos online requerem atenção, confidencialidade e proteção para que o seu controle não se perca e a sua empresa prospere, evitando maiores gastos e problemas com o cliente. Então vale a pena investir na administração do seu plano recorrente!

Para isso você pode contar com empresas como a iugu que é uma plataforma de meio de pagamento online.

Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos de pagamento de recorrência. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

🔸🔸🔸 Posts Recomendados 🔸🔸🔸

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui