Fintech Nubank planeja acabar com o rotativo do cartão de crédito

Publicidade

O Nubank começou a testar este mês a possibilidade de acabar com a modalidade de  rotativo do cartão de crédito e convertê-lo em parcelas com juros menores, disse Cristina Junqueira, cofundadora do banco digital.

Entenda o Crédito Rotativo

É uma modalidade de crédito que é oferecida ao consumidor quando ele não paga o valor total da fatura do cartão até o vencimento. O exemplo mais conhecido é o pagamento do valor mínimo da fatura. Mas a rotatividade é quando você paga menos do que o valor total.

A diferença entre o valor total e o valor efetivamente pago até o vencimento torna-se um empréstimo. Por esse motivo, você terá juros sobre o restante que deverá pagar.

Como funciona?

  • A empresa que emitiu o cartão avalia sua situação financeira e sua capacidade de pagamento do limite oferecido;
  • O crédito rotativo pode ser usado apenas por um mês;
  • Se você não puder pagar o valor total de sua próxima fatura, a empresa pode oferecer outra linha de crédito. Nesse caso, pode ser parcelado e deve ter condições mais favoráveis ​​do que um empréstimo rotativo.

Confira também: Os 4 melhores cartões com limite TOP pra usar agora na Black Friday

Publicidade

Crédito Rotativo cartão Nubank

A ideia é para clientes que não podem pagar a fatura do cartão no prazo, no máximo em 12x, o que, segundo Cristina Junqueira, vai significar uma redução nas taxas de juros de 13% para cerca de 6% a 7 % ao mês.

“Percebemos que muitos clientes entram no crédito rotativo sem perceber”, disse a cofundadora do Nubank. “Ao cair no método parcelado, a expectativa é que ele logo perceba o custo do crédito.”

Aproximadamente 150.000 pessoas participaram da fase de teste, que deve terminar no primeiro trimestre de 2021.

Desde 2017, o Banco Central limitou o uso de cartões de crédito rotativo a um período máximo de 30 dias para evitar dívidas de consumidores que eles não podem pagar posteriormente. O saldo devedor é então pago em prestações.

Confira Também