Vale a Pena Investir Em Ações? Como funciona? Tire suas dúvidas

Publicidade

O investimento em ações pode garantir um ótimo retorno financeiro. No entanto, essa forma de investimento encontra resistência de muitos investidores que os consideram inseguros. Muitos dizem que é preciso muito dinheiro ou que o investimento é muito complexo.

Para investir em ações, você basicamente deve seguir os mesmos passos de qualquer outro investimento: obter informações, avaliar seu objetivo, o dinheiro está disponível e identificá-lo Seu perfil de investidor

Como Investir em Ações

Comprar ações é algo muito fácil, você irá precisar apenas de uma conexão com a internet. Em termos de valores, o mercado é muito diversificado e não é preciso ter muito caixa para começar a investir.

O primeiro passo é entender o conceito desse tipo de investimento. Ação é a menor parte de uma empresa. Quando você possui uma ou mais ações, você se torna um parceiro da empresa. Apenas as empresas listadas na bolsa têm permissão para negociar ações publicamente.

Publicidade

As ações podem ser ordinárias ou preferenciais. As ações ordinárias conferem ao acionista o direito de voto na assembleia geral.

As ações preferenciais garantem o recebimento de dividendos (participação nos lucros em dinheiro aos acionistas conforme estatuto da empresa).

Renda fixa ou Renda variável

As ações são uma forma de investimento em renda variável, o que significa que a rentabilidade no momento do investimento não é apurada como nos investimentos em renda fixa.

Vale a Pena Investir Em Ações? Como funciona? Tire suas dúvidas
Renda Fixa x Renda Variável

É por isso que você está exposto ao risco de ser maior na hora de investir, mas o retorno financeiro também pode ser muito maior.

Publicidade

Quando você investe em ações, não está pedindo dinheiro emprestado para que o estado ou uma empresa possa pagar os juros da dívida dentro de um determinado período de tempo.

O que acontece, é que você pode se tornar um parceiro de uma empresa e se beneficiar do crescimento da empresa. Além disso, dependendo dos seus interesses e do seu tipo de abordagem, você não precisa esperar anos para lucrar, como é comum com títulos de renda fixa.

Você pode Gostar: 5 Aplicativos Para Organizar Sua Vida Financeira

Em resumo, pode-se dizer que a diferença entre renda variável e renda fixa certamente representa o maior potencial de ganho.

Vantagens de investir em ações

Uma das principais vantagens desse tipo de operação é o seu baixo custo. Qualquer pessoa pode investir em ações, afinal, nem é preciso muito dinheiro para começar.

Publicidade

Outra coisa boa é que negociar é fácil. Para se ter uma ideia, é possível comprar e vender ações sem sair de casa.

O Sistema Home Broker permite ao investidor realizar transações por meio do site da corretora em que possui conta.

Por meio do Home Broker, o investidor envia ordens de compra e venda de determinado ativo. Tudo isso é feito de forma rápida, prática e segura com a ajuda da tecnologia.

Vale lembrar também que a liquidez das ações costuma ser elevada, outro fator benéfico para o investidor. Isso torna mais fácil resgatar o valor de um ativo em dinheiro.

No entanto, é importante observar que os ativos estão sujeitos às flutuações do mercado. Portanto, pode haver situações em que não seja tão fácil vendê-los.

Orientações para quem quer investir em ações

Embora existam riscos para qualquer tipo de aplicação, no caso do mercado de ações, eles precisam ser analisados ​​com mais cuidado, pois podem causar maiores perdas, investir bem e mitigar riscos.

Outra diretriz importante é realizar análises técnicas e fundamentais para ajudar a avaliar questões como governança corporativa.

O mercado em que cada empresa atua e o histórico de resultados. Também é importante evitar atitudes de curto prazo baseadas na especulação.

Como começar a investir na Bolsa de Valores

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora que é responsável por conduzir a mediação de negócios na bolsa de valores. Para fazer sua escolha, reserve um tempo para pesquisar.

Publicidade

É importante avaliar o preço das taxas aplicáveis, o serviço, as ferramentas e os serviços oferecidos.

É uma tarefa simples mas que requer atenção e cuidado, eventualmente a empresa irá ajudá-lo nas transações financeiras. Depois de decidir sobre a plataforma de investimento, transfira fundos de sua conta bancária para sua conta de corretora para iniciar os aplicativos.

Esta transferência pode ser feita via DOC ou TED. Assim que o valor estiver disponível, você pode começar a comprar e investir em ações.

Confira Também