8 lugares onde você pode pedir dinheiro emprestado

Publicidade

Esteja você procurando dinheiro extra para consolidar dívidas de cartão de crédito, pagar contas médicas ou tirar férias, pode ser estressante se você não souber quais são suas opções.

Reunimos oito opções de empréstimo diferentes, junto com as vantagens e desvantagens de cada uma.

Vamos examinar cada opção para que você saiba o que considerar antes de decidir se o empréstimo de dinheiro é adequado para sua situação financeira.

  • Bancos
  • Cooperativas de crédito
  • Credores online
  • Consignados
  • Loja de penhores
  • Adiantamento de dinheiro de um cartão de crédito
  • Família e amigos
  1. Bancos

Fazer um empréstimo pessoal em um banco pode parecer uma opção atraente. Por exemplo, alguns bancos oferecem vantagens como um primeiro pagamento para 60 dias.

Publicidade

Você também pode se qualificar para um desconto na taxa de juros, às vezes chamado de desconto de relacionamento – se já for cliente de um banco que oferece esse benefício. Alguns bancos oferecem descontos de fidelidade nas taxas de juros de empréstimos pessoais se você mantiver contas bancárias qualificadas.

Mas tenha em mente que alguns os bancos oferecem empréstimos pessoais com juros altos. E alguns bancos podem exigir que você tenha um mínimo de crédito bom ou excelente para obter a aprovação de um empréstimo pessoal.

  1. Cooperativas de crédito

O empréstimo pessoal de uma cooperativa de crédito pode ser uma opção melhor do que um empréstimo pessoal de um banco. Por quê?

Uma cooperativa de crédito pode oferecer taxas de juros e taxas mais baixas do que um banco. Como as cooperativas de crédito são organizações sem fins lucrativos dedicadas a servir seus membros, seu objetivo é retornar lucro para os membros em vez de para os acionistas.

Publicidade

Uma desvantagem é que você deve atender aos requisitos de elegibilidade de uma cooperativa de crédito para se tornar um membro. Isso pode incluir residência em determinadas cidades ou mesmo uma renda superior ao mínimo aceito por eles.

  1. Credores online

Na era digital, os credores online surgiram como uma alternativa aos tradicionais empréstimos pessoais de bancos e cooperativas de crédito.

Os credores online não têm os custos associados à manutenção de agências físicas. E muitas vezes oferecem ao usuário a experiência que as pessoas esperam dos aplicativos de empréstimo digital.

Muitos credores online prometem financiamento rápido, com dinheiro depositado em sua conta bancária em apenas um ou dois dias úteis se você for aprovado.

Publicidade

Mas se você não estiver familiarizado com o credor, pesquise sua reputação online e verifique com os credores tradicionais se eles podem oferecer melhores taxas de juros e termos.

Dinheiro emprestado

  1. Consignados

Um consignado é um empréstimo onde as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Eles oferecem juros mais baixos, mas como o dinheiro é retirado imediatamente ao pagamento, pode não ser possível o seu uso para cobrir alguma emergência que possa surgir.

  1. Lojas de penhores

Um empréstimo da loja de penhores difere de um empréstimo pessoal tradicional de uma maneira crítica: um empréstimo de penhores não envolve verificação de crédito ou processo de inscrição. A quantidade de dinheiro que você pede emprestado em uma loja de penhores é baseada no valor do item que você está penhorando.

Embora um empréstimo à loja de penhores possa ser uma fonte rápida de dinheiro quando você precisa de dinheiro, essa forma de empréstimo pode ser problemática. As taxas de juros são frequentemente altas – geralmente variando de 5% a 25% – e várias taxas podem ser acrescentadas. E se você deixar de pagar o empréstimo quando deveria, a loja de penhores pode vender o item que você penhorou. Considere todas as suas opções antes de prosseguir com esse tipo de empréstimo.

  1. Adiantamento de dinheiro de um cartão de crédito

Usar um cartão de crédito para acessar dinheiro pode parecer uma opção atraente. Como você já tem o cartão, não precisa preencher um formulário ou passar por uma verificação de crédito para obter o que é essencialmente um empréstimo de curto prazo contra a linha de crédito disponível em seu cartão de crédito. Além disso, normalmente você pode ter acessa ao dinheiro rapidamente.

Mas a simplicidade de um adiantamento em dinheiro com cartão de crédito pode ter um preço. Alguns emissores de cartão cobram uma taxa para obter um adiantamento em dinheiro junto com uma taxa de juros geralmente alta. Além disso, a maioria dos cartões de crédito não oferece um período de carência para adiantamentos em dinheiro, o que significa que a cobrança de juros começa no momento em que você retira o dinheiro.

  1. Família e amigos

Obter um empréstimo de um familiar ou amigo pode parecer uma maneira descomplicada de obter dinheiro quando você precisa. Afinal, um empréstimo familiar pode vir sem contrato – ou um contrato básico – e você pode obter uma taxa de juros muito favorável mesmo sem um crédito excelente.

Mas as coisas podem ficar complicadas se surgir uma disputa sobre o reembolso do empréstimo. E se você ainda deve dinheiro à tia Denise nas festas de natal? Isso pode causar muito constrangimento.

Pergunte também sobre as opções de reembolso

Descubra quais são suas opções caso você tenha dificuldades para fazer os pagamentos do empréstimo. Existe a possibilidade de modificar os termos do empréstimo? O credor permitirá que você entre em um período de tolerância ou mova um pagamento para o final do empréstimo sob certas circunstâncias?

Além disso, o credor está aberto apenas à arbitragem se surgir alguma diferença? Ou será preciso entrar no sistema judicial?

Certifique-se de que um empréstimo bancário é realmente necessário

Antes de considerar diferentes opções de empréstimo pessoal e começar a procurar a melhor taxa, vale a pena fazer uma pausa e certificar-se de que o empréstimo em si é o mais adequado para sua situação.

Verifique se existem outros tipos de empréstimos que poderiam atender melhor às suas necessidades. Por exemplo, você pode fazer um empréstimo para aquisição de uma casa ou uma linha de crédito para uma casa.

Publicidade

Considerando que os empréstimos imobiliários são garantidos pela sua casa, ao passo que os empréstimos pessoais geralmente não são garantidos, sua taxa de juros provavelmente será mais favorável quando você recorrer ao patrimônio líquido.

Lembre-se de que, ao comprometer sua casa com o empréstimo, você está aceitando um risco consideravelmente maior em troca de uma taxa potencialmente mais baixa.

Conclusão

Quase todo mundo já deve que pedir dinheiro emprestado, pelo menos em algum momento da sua vida. Mas ao fazer, é preciso sempre verificar alguns pontos principais:

  • Você deve revisar os termos e condições completos de qualquer empréstimo, incluindo suas taxas e período de reembolso. Isso pode ajudá-lo a evitar custos ocultos e outras armadilhas.
  • Certifique-se de pedir ao credor uma divulgação completa de todos os termos do empréstimo e ler as letras miúdas. Existem diferenças nos termos oferecidos por diferentes credores.
  • Em particular, certifique-se de que os termos de pagamento e reembolso mensais não irão comprometer outros gastos essenciais. Também pode haver taxas para pagamentos atrasados, solicitações, seguro de crédito e muito mais.
  • Antes de solicitar um novo empréstimo, preste muita atenção se o credor cobra taxas de originação. Embora alguns credores pareçam oferecer taxas de juros mais baixas, você pode descobrir que eles também acrescentam uma taxa de originação que efetivamente aumenta o custo geral do seu empréstimo.
  • O credor está tentando gerar um fluxo constante de pagamentos de juros de você ao longo do prazo do empréstimo, portanto, verifique também se há penalidades de pré-pagamento no caso de você querer pagar o empréstimo antecipadamente.
  • Alguns credores podem configurar seus termos de empréstimo para exigir pagamentos automáticos. Se você preferir pagar online ou com cheque, veja se você tem a opção de cancelar. Se o credor exigir pagamentos automáticos como condição para o empréstimo, você terá que decidir se isso é um obstáculo para você.

Confira Também