Cartão de Crédito – Como escolher o seu? Todos os nossos conselhos

Publicidade

Como escolher o seu cartão de crédito? Companheiro do dia a dia, o cartão de crédito é um meio de pagamento muito popular pela sua comodidade e facilidade de uso. Com um número variado de cartões de crédito disponíveis, escolher entre todas as ofertas de cartões pode se tornar rapidamente complicado, especialmente com a chegada dos bancos digitais. Então, como escolhemos o cartão que melhor se adequa a nós?

Os critérios para escolher o seu cartão de crédito

Qual cartão de crédito escolher? Para responder a esta pergunta, você deve primeiro aprender sobre os cartões de crédito e as diferentes opções. Vários elementos devem ser obrigatoriamente levados em consideração:

  • O tipo de cartão
  • O preço
  • A gama (cartão clássico, Gold, Premier, etc.)

Como um lembrete, o uso do cartão de crédito já é uma rotina comum para a maioria dos brasileiros. Escolher o cartão do banco certo é, portanto, muito importante.

Preços do cartão do banco

Se há uma coisa que você precisa saber antes de escolher seu cartão de crédito, é que eles podem ser caros. Há muitas opções hoje que não cobram anuidade, mas é somente pelo primeiro ano. Outros vão procurar fazer sempre o gasto aumentar, até estourar o limite. Dessa forma, um cartão grátis sairá caro.

Publicidade

O preço é, portanto, um critério importante na escolha do seu cartão de crédito. Isso pode permitir que o consumidor faça economias significativas.

Os diferentes tipos de cartões de crédito

Mesmo que a maioria dos cartões de crédito seja oferecida por bancos, eles não são as únicas organizações a fazê-lo. Vários tipos de cartões de créditos estão disponíveis, por isso é necessária uma visão geral rápida para segmentar e escolher corretamente o seu cartão de crédito.

cartão de crédito
cartão de crédito

O cartão de crédito tradicional é um cartão de pagamento oferecido para as compras do dia a dia. Seu objetivo? Obtenha uma reserva de crédito com base no sistema de crédito rotativo. O problema: apresenta um risco de superendividamento devido a uma taxa de juros bastante elevada.

Publicidade

O cartão recarregável é um meio de pagamento e saque ainda recente, destinado principalmente a pessoas em situação de interdição bancária ou que desejam manter o anonimato. Este cartão de pagamento funciona no mesmo modelo das recargas telefônicas e não requer a abertura de conta em banco com antecedência.

O  cartão de saque  destina-se principalmente a jovens de 18 a 25 anos, mas também a pessoas ditas “em situação de risco”, uma vez que só permite efetuar saques de forma limitada. O auxilio emergencial é um dos melhores exemplos de pagamentos de uso desse tipo de cartão.

O cartão de crédito é sem dúvida o cartão bancário mais conhecido e utilizado.

O cartão de crédito é o cartão bancário que a maioria das pessoas usa no dia a dia. Para escolher o seu cartão de crédito corretamente, vamos, portanto, focar mais precisamente nele.

Variedade de cartões bancários

Existem várias gamas de cartões de crédito: cartões de crédito clássicos e cartões de crédito sofisticados, que são mais caros.

  • Cartões clássicos : os cartões clássicos permitem retirar dinheiro, fazer pagamentos, usar sem contato ou até mesmo pagar pela internet. Eles podem ser usados ​​no exterior.
  • Cartões high-end (Gold, Premier): os cartões high-end têm certas vantagens, como limites de gastos e saques, que são mais altos. Esses cartões também vêm com diversos seguros e assistência que são particularmente úteis para viagens.

Para escolher o seu cartão de crédito, deve, portanto, levar em consideração tanto o seu orçamento (os cartões de última geração são mais caros), mas também os seus hábitos.

Um cartão Gold ou Premier (também chamado de cartão dourado do banco ) será muito vantajoso para quem viaja regularmente.

Seis dicas para escolher o cartão de crédito corretamente

  1. Leve em consideração seus hábitos de compra

Escolher o cartão de crédito certo não é muito complicado. É muito importante escolher o cartão que mais se adapta ao seu estilo de vida e compra. Um bom cartão de crédito é aquele que atende exatamente às suas necessidades.

Por exemplo, se o cliente sabe que muitas situações inesperadas podem ocorrer, seria melhor escolher um cartão de banco Gold, com limites de gastos mais altos. Se for do tipo de profissional que sempre precisa viajar, este tipo de cartão também lhe permitirá beneficiar de inúmeros seguros e assistência.

Por outro lado, quem tem uma vida mais comum, onde a maioria dos gastos são previstos, escolher um cartão com limite mais baixo pode ajudar a controlar melhor seus gastos.

  1. Preste atenção às opções de cartão de pagamento

Os cartões de pagamento não são todos iguais, as opções os diferenciam e permitem que cada pessoa escolha o cartão bancário mais adequado ao seu perfil. As opções dizem respeito: ao débito do cartão, à sua portabilidade de compra (nacional, internacional), aos serviços (seguro e assistência), ao tipo (autorização sistemática ou não) …

Hoje, também é importante verificar o acesso às tecnologias mais recentes: pagamento sem contato, cartão de banco virtual , etc.

  1. Considere sua capacidade de gerenciar sua conta

O débito de um cartão de pagamento pode ser imediato ou somando no final do mês, descontado na sua conta bancária. Esta opção diz respeito apenas às compras realizadas com o cartão de pagamento. Uma vez que os pagamentos em dinheiro são necessariamente imediatos.

No débito de crédito com débito automático da conta, todas as compras realizadas no mês com o cartão são sacadas no final do mês da conta bancária, enquanto no débito imediato os saques são “instantâneos”. Então, qual opção você deve escolher para escolher seu cartão bancário?

Pagar por compras feitas parece uma solução muito interessante para não ficar a descoberto muito cedo no mês. Mas, para isso, é preciso ter certeza de ter, no vencimento, o montante suficiente para não precisar de crédito extra.

  1. Considere também a necessidade de um cartão internacional

Escolher o cartão de crédito sem levar em conta as compras em empresas do exterior também é um erro muito cometido ainda. Os cartões de crédito internacionais são muito úteis e práticos para viagens frequentes ao exterior, por exemplo.

Por exemplo, um titular de um cartão internacional se beneficia de muito mais serviços de seguro (perda ou roubo de bagagem, cancelamento de viagem, etc.) Também com assistência em viagem (médica, repatriação, etc.) para ele e sua comitiva, ao contrário a um cartão nacional. Existem também muitas vantagens do Visa Premier ou Gold MasterCard, mas esses cartões também são mais caros do que um cartão de crédito tradicional.

  1. Leia e compare as condições de seguro e assistência dos cartões

Com o cartão de crédito estão incluídos muitos seguros e garantias de assistência. Esses serviços variam dependendo do tipo de cartão. Quanto maior a classe do cartão, mais serviços são oferecidos.

Antes de escolher o seu cartão de crédito, é muito importante conhecer os diversos serviços de seguros e assistenciais oferecidos, pois alguns podem ser desnecessários, uma vez que possivelmente você já tenha outros seguros. Para saber tudo sobre as ofertas de garantia incluídas no cartão selecionado, leia atentamente as condições gerais de seguro e assistência.

  1. Verifique o valor dos limites antes de escolher um cartão de crédito

Seja para saques, pagamentos ou saques a descoberto, os bancos estabelecem um valor máximo a não ser ultrapassado por mês dependendo da situação financeira e de vida de cada um. Esteja ciente de que os limites máximos definidos pelos bancos podem ser alterados temporariamente com determinados cartões de pagamento que oferecem este serviço. Mais uma vez, leia atentamente as condições de venda de cartões bancários antes de fazer a sua escolha.

O que lembrar ao escolher seu cartão de crédito …

A maioria dos cartões de crédito são muito semelhantes em termos de serviços e ofertas. Para a tomada de decisão e escolha do cartão de crédito mais adequado, é necessário adequar as necessidades do titular do cartão e os serviços oferecidos que determinará a escolha final, bem como o preço da assinatura anual.

Confira Também