Cartão de crédito de forma inteligente – Saiba como usar!

O cartão de crédito pode ser um aliado valioso no seu dia a dia, mas dependendo dos seus padrões de gastos, pode rapidamente se tornar um adversário. Agora é a hora de aprender a utilizar seu cartão de crédito de forma inteligente.

Publicidade

É extremamente comum que as pessoas incorram em dívidas devido ao uso irrestrito do cartão de crédito. Mesmo esse uso se torna mais prevalente na vida cotidiana, e as compras parceladas continuam aumentando de fatura para fatura.

» Leia também: Opção atraente de crédito: Conheça o Cartão BTG Pactual sem anuidade!

Não se esqueça da data de pagamento da sua fatura

Uma das estratégias mais importantes para usar o cartão de crédito com sabedoria é definir um lembrete para não perder a data de vencimento da fatura.

Publicidade

Pode ser em uma nota adesiva, um alarme de telefone celular ou afixado em sua geladeira, o que você quiser. Importante é sempre pagar sua fatura até a data de vencimento e nunca deixar passar o prazo.

Isso se deve ao fato de que, caso você adie o pagamento, serão cobrados juros rotativos, um dos mais altos do mercado financeiro, pelos dias em que a fatura estiver em atraso.

Dê preferência de pagamento total sobre o valor mínimo da fatura

Quando muitas pessoas examinam a fatura, são confrontadas com dois valores. Isso significa que nos casos onde o valor total da fatura não estiver disponível, eles sempre pagarão o valor mais baixo, conhecido como mínimo da fatura.

Essa atitude provavelmente causará dores de cabeça em um futuro próximo. Nessa fase, um grande número de consumidores de cartão de crédito entra na famigerada bola de neve e se endivida.

Publicidade

Porque quando você paga a dívida mínima, você também insere o saldo rotativo do cartão de crédito, esse é o caso. O saldo remanescente é então adicionado à fatura seguinte, com os juros acumulados, considerando as taxas fornecidas pelo Banco Central do Brasil.

Consequentemente, você deve sempre priorizar o pagamento integral da fatura do cartão de crédito.

Você pode gostar: Cartão de crédito aprovado na hora e online? Conheça 6 opções!

Cuidado com o crédito disponível no seu cartão de crédito

Aqui está outra importante diretriz para usar seu cartão de crédito da maneira mais inteligente.

Publicidade

Saiba que independente do limite da instituição, você não precisa gastar todo o dinheiro alocado todo mês, nem com tanta frequência.

Se você dedicar mais de 30% de sua renda, arrisca se comprometer financeiramente e incorrer em dívidas difíceis de pagar.

Quer saber como usar seu cartão de crédito eficazmente? Utilize os pacotes de benefícios disponíveis!

Seja para ganhar cashbacks, que estão se tornando cada vez mais comuns em nosso dia a dia, ou para acumular milhas para as férias dos seus sonhos, usar um cartão de crédito ajudará você a economizar dinheiro diariamente.

Isso apenas demonstra o quão útil um cartão de crédito pode ser. Verifique a qual bandeira pertence seu cartão e cadastre-se no programa de pontos que ele oferece. A Mastercard, por exemplo, oferece o Mastercard Surpreenda, enquanto a Visa tem o programa Vai de Visa.

Existem outros cartões de crédito que permitem acumular pontos que podem ser trocados por incentivos ou descontos exclusivos em empresas parceiras. Fique de olhos abertos e não perca nenhuma das oportunidades que seu cartão oferece.

Desconfie de acusações ilegais

Agora que você observou o conselho mais importante para o uso ideal do cartão de crédito, compartilharei uma dica bônus sobre segurança.

Publicidade

Sempre monitore a fatura do seu cartão de crédito e acompanhe todos os novos lançamentos. Se você não reconhecer uma transação, entre em contato com o emissor do cartão.

Escolha seu cartão de crédito e aproveite suas vantagens

Aprenda a usar seu cartão de crédito inteligentemente. Fácil não é? Em outras palavras, coloque nossos conselhos em realidade e selecione o cartão de crédito que melhor se adapta aos seus hábitos de compra.

Caso você tenha dúvidas sobre qual cartão de crédito usar, o site Meu Portal Financeiro criou um questionário para ajudá-lo a decidir com base em suas expectativas e como deseja usar seu cartão de crédito. Aproveite e responda imediatamente. É rápido!

Confira Também