Como Conseguir Financiamento Sendo MEI? Descubra Agora! – Meu Crédito Digital

Como Conseguir Financiamento Sendo MEI? Descubra Agora!

Anúncios

Inúmeros trabalhadores do MEI (Microempreendedor Individual) almejam possuir bens de alto valor, como casas e veículos, mas acreditam ser impossível. No entanto, o financiamento para MEI pode ser uma solução, pois é viável pagar prestações mais acessíveis em um período maior de tempo. Esta também é a sua consulta? Saiba como esta categoria funciona. Boa leitura!

Sem tempo agora para ler? Ouça esse conteúdo que foi separado em três partes! Aproveite o primeiro aqui e depois leia o restante do artigo! Para ouvir, basta apertar o play!

Anúncios

Como funciona o financiamento MEI?

Uma das principais preocupações de quem atua como MEI é se é viável ou não conseguir um financiamento sem carteira assinada.

Se você é um microempreendedor com aspirações de adquirir uma casa ou veículo, saiba que é possível.

Anúncios

Imagem: Setpar Empreendimentos

Leia também | Empréstimo Do BNDES Para MEI – Entenda Como Solicitar

Um dos requisitos que as agências de crédito geralmente precisam para isso é que você forneça um comprovante de sua renda mensal. Em outras palavras, você deve fornecer documentação de renda.

Isso ocorre porque o banco ou instituição financeira precisa determinar se o consumidor pode apresentar riscos, como inadimplência ou falta de parcelas. Essa fase do financiamento é conhecida como análise de crédito.

No passado, um contracheque era o único método para estabelecer a renda mensal. Mas à medida que novas ocupações evoluíram, novos modelos surgiram para acomodar todos os indivíduos.

A seguir, investigue formas de demonstrar renda nas finanças como MEI.

Como estabelecer que renda é MEI?

Primeiro, cada banco ou instituição financeira tem restrições sobre a documentação aceitável para apurar a renda do MEI. Sempre verifique com eles para determinar se é necessária mais papelada. Apesar disso, a maioria dos documentos são idênticos:

  • Extrato bancário
  • Declaração de imposto de renda
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)
  • Demonstração de Evidências de Percepção de Renda (DECORE)
  • Extrato Anual de Contas (DASN-SIMEI)
  • Contrato de serviços

Os benefícios do financiamento

Primeiro, ao financiar um ativo de alto valor, você não precisa esperar até o final do prazo de pagamento para comprar o ativo.

Uma das maiores vantagens do financiamento é que o imóvel ou veículo pode ser utilizado assim que o crédito for aceito.

Outra vantagem desse método é a capacidade de manter contas correntes. No final das contas, como você vai conseguir fazer as parcelas em um prazo maior, elas podem sair mais baratas. Consequentemente, este empréstimo não afetará sua renda mensal.

No entanto, você deve saber como lidar com suas finanças para evitar que o financiamento se torne uma obrigação impagável. Além disso, você investirá em bens pessoais que, ao contrário do aluguel, serão inteiramente seus ao final do prazo.

Em última análise, se você conseguir reunir os fundos de financiamento, poderá liquidar o empréstimo. Apesar de ser um recurso de redução de custos, você pode quitar o empréstimo se tiver os recursos necessários.

Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?

A distinção entre empréstimo e financiamento é uma fonte frequente de confusão. A principal distinção entre esses grupos são suas respectivas funções.

O financiamento é uma forma de empréstimo, mas atende a um objetivo específico, como a compra de um imóvel. Em outras palavras, não pode ser usado para pagar quaisquer outras despesas.

Por outro lado, um empréstimo é uma quantia em dinheiro emprestada de um banco e depois paga com juros. Em geral, têm objetivos distintos.

Tipos de financiamentos

Além de permitir que o microempreendedor realize um desejo, como comprar uma casa e evitar o aluguel ou financiar um veículo novo, o financiamento para MEI pode ser um novo investimento.

Nesse sentido, existem diversas modalidades de financiamento do MEI. Saiba mais abaixo!

  • Financiamento imobiliário para MEI;
  • Financiamento de veículos para MEI;
  • Financiamento estudantil.

Quais são os documentos de financiamento necessários para o MEI?

Além da comprovação de renda, o MEI também deve apresentar outras documentações que comprovem sua elegibilidade para buscar financiamento.

Consulte a empresa sobre os documentos que devem ser fornecidos como passo inicial. No entanto, os documentos geralmente são os seguintes:

  • Documentos da pessoa física: Registro Geral de Pessoa Física (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de Nascimento (solteiro) ou Certidão de Casamento como prova do estado civil (casado). Já os divorciados devem apresentar a Certidão de Casamento divorciado ou o Contrato de União Estável.
  • Título de eleitor;
  • Certificação conjunta de obrigações tributárias federais;
  • Comprovante atual de residência.

O MEI que já trabalhou com carteira assinada e deseja utilizar o saldo do FGTS para financiamento deve apresentar o extrato do Fundo de Garantia e cópia da Carteira de Trabalho.

Imagem: Tenda

Como financiar o MEI?

Em geral, o MEI é financiado em cinco etapas:

  1. Simulação de financiamento: com base na sua renda mensal, a simulação ajuda a determinar os valores do financiamento, se você tem direito a algum benefício e as formas de pagamento disponíveis para você. Portanto, é uma ótima sugestão para ajudá-lo a compreender suas despesas financeiras;
  2. Análise de crédito: o banco ou a empresa de crédito avaliará os documentos fornecidos e seu perfil financeiro para determinar se é provável que você não cumpra o contrato de financiamento.
  3. Avaliação do produto ou serviço: Se você deseja financiar uma casa pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, um dos representantes da instituição confirmará se o imóvel atende aos padrões mínimos de moradia;
  4. Assinatura do contrato: um dos momentos mais esperados é quando o negócio aprova seu pedido de financiamento e você finaliza o acordo.

Este contrato deve ser registrado em cartório e ter firma reconhecida em cartório para ser válido.

Sobre o autor

gino