Como Financiar Energia Solar? Veja 4 Opções Disponíveis!

Você está procurando financiamento de energia solar? Consulte as instituições bancárias que fornecem crédito para esse tipo de empreendimento.

Publicidade

Nos últimos anos, o sol tornou-se uma fonte de energia cada vez mais importante. Há uma série de razões para isso, inclusive o fato de ser uma energia limpa e que não produz poluentes, ao contrário dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.

Se você é fã dessa fonte de energia e deseja investir nela, saiba que diversas instituições financeiras públicas e privadas oferecem financiamento para a energia solar.

Neste ensaio, você aprenderá sobre algumas das opções e oportunidades mais importantes.

Publicidade

O financiamento da energia solar é uma possibilidade?

A elegibilidade é uma preocupação típica sobre financiamento solar.

No Brasil, qualquer pessoa física ou jurídica ligada ao sistema de distribuição pode instalar painéis solares e obter empréstimos de instituições bancárias.

Antes de liberar recursos para seu investimento, porém, cada um pode desenvolver seus próprios critérios e procedimentos, como veremos a seguir.

Foto: Reprodução / NeoSolar

Leia Mais | Crédito CAIXA Energia Renovável: Saiba como financiar uma energia solar

Publicidade

Como funciona o financiamento de energia solar?

As solicitações de crédito para energia solar são semelhantes às de outras modalidades de crédito.

Para iniciar um projeto, você precisará de um orçamento. A maioria das instituições financeiras exige que a organização seja credenciada e certificada.

Em seguida, é realizada a análise de crédito padrão e, se autorizado, o recurso é disponibilizado ao solicitante.

Quais são as melhores opções para financiar energia solar?

À medida que a tecnologia avança, várias organizações financeiras oferecem financiamento para energia solar.

Publicidade

Cada um tem suas próprias leis; portanto, dependendo do seu objetivo, uma solução geralmente é superior à outra. Diga-nos então as escolhas primárias que você pode buscar.

Tendo em mente que as instalações de painéis solares têm uma expectativa de vida média de 25 anos.

Portanto, mesmo que o financiamento seja grande, você experimentará uma queda de longo prazo nos preços mensais de energia.

1 – BNDES:

Banco Nacional de Desenvolvimento é uma das opções para o financiamento da energia solar (BNDES). Neste caso, apenas pessoas jurídicas são elegíveis para o crédito (Pessoas Jurídicas).

Múltiplos tipos de projetos são aceitos, incluindo o desenvolvimento de sistemas de energia limpa (que inclui energia solar), sistemas de suporte para geração de energia a partir de fontes renováveis ​​e projetos de armazenamento limpo.

A taxa de juros é formada pelo custo financeiro da operação, a taxa do BNDES, e a taxa que deve ser negociada com o agente financeiro executor da operação.

A página da web torna o cálculo mais fácil de compreender. O valor mínimo exigido para aprovação é de R$ 10 milhões e o prazo máximo de amortização é de 16 anos.

A solicitação pode ser feita por meio de instituição financeira credenciada ao BNDES.

2 – FNE Sol:

O FNE Sol é um financiamento de energia solar do Banco do Nordeste. Nela, além das pessoas jurídicas, produtores rurais e pessoas físicas podem fazer suas solicitações.

O incentivo abrange a instalação geral de sistemas de energia renovável. Além disso, projetos eólicos e de biomassa são permitidos.

O valor máximo que pode ser financiado é de cem por cento do valor do projeto, e a duração dos pagamentos depende da candidatura, variando de oito a vinte e quatro anos.

3 – Bancos públicos:

As principais instituições financeiras públicas no Brasil oferecem financiamento de energia solar.

É o caso, por exemplo, da Caixa Econômica Federal, que concede financiamento em até cinco anos para 100% do projeto fotovoltaico (solar) (60 meses).

O Banco do Brasil é mais uma entidade pública que você pode consultar. Existem outros programas disponíveis, como o Consórcio de Placas Fotovoltaicas e o Convênio BB Credit Energia Renovável.

Pode ser financiado até 90% do custo do sistema, com prazo máximo de pagamento de sessenta meses (cinco anos).

4 – Bancos privados:

Por fim, os bancos privados estão à disposição para consultas quanto ao crédito para a instalação do seu projeto de energia solar.

Publicidade

Por exemplo, o Bradesco oferece financiamentos com prazo de até 60 meses e carência de até 90 dias. A cobertura completa do sistema é atingível.

Os prazos oferecidos pelo Santander são superiores: até 96 meses (oito anos) de pagamento e 120 dias de carência.

Dada a variedade de instituições financeiras privadas, recomendamos consultar vários bancos e comparar suas ofertas.

Confira Também