Como solicitar estorno no cartão de crédito: Passo a passo completo!

Ao comprar online, é importante saber se o estabelecimento ou vendedor é confiável. Evite o impulso e sempre faça sua pesquisa antes de comprar um produto ou serviço. Leia as opiniões dos consumidores.

Publicidade

Preparamos um conteúdo completo e objetivo, saiba agora como você pode estar solicitando o estorno no cartão de crédito!

Passo a passo: como pedir estorno no cartão de crédito?

Para evitar possíveis conflitos, é importante entender seus direitos como consumidor e saber como proceder após decidir receber seu dinheiro de volta. Entenda:

  • O primeiro passo é sempre entrar em contato com a instituição onde a compra foi feita, a menos que haja fraude. Nessa situação, o ideal é entrar em contato direto com a operadora.
  • Caso o vendedor ou estabelecimento comercial confirme o cancelamento, tomará as providências necessárias para que a empresa responsável pela máquina de cartão notifique o titular do cartão sobre o reembolso;
  • Se a agência rejeitar seu reembolso, você pode entrar em contato diretamente com a operadora. Ele ou ela pode ajudá-lo a reunir os documentos necessários para provar o seu direito à compensação. Alguns oferecem uma espécie de “crédito fiduciário” que reduz a queda do valor da compra na hora de analisar um caso.

Se você fizer uma compra através de uma carteira digital como PayPal ou PicPay, as regras são as mesmas. Essas plataformas funcionam como instrumentos de pagamento por meio dos quais são realizadas transações financeiras. Por isso, o ideal é primeiro entrar em contato com uma empresa que possa devolver o valor diretamente pelo aplicativo.

Publicidade

» Leia também: Novo PicPay Card ZERO taxa de anuidade: Como adquirir o seu online

Qual o prazo para o estorno ser realizado? 

Na maioria das vezes, o cartão de crédito será cobrado em até 24 horas após o local confirmar o cancelamento. No entanto, esse tempo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Alguns deles levam até 15 dias para concluir esse processo.

O tempo do operador para confirmar o estorno após a máquina ter sido notificada ainda deve ser considerado. Portanto, em alguns casos, o limite do cartão será reembolsado em uma ou duas faturas.

Foi vítima de fraude ou golpe? Saiba como cancelar uma compra!

As compras com cartão de crédito podem ser fraudadas de várias maneiras: desde clonagem até golpes, realizados na máquina durante a fase de registo de saída.

Publicidade

A clonagem ou outros problemas de hackers que podem comprometer seu cartão de crédito são riscos previstos pelas empresas de cartão. Mesmo nos casos em que o consumidor não tenha seguro contra perda e roubo, ele deve interromper imediatamente o pagamento, o que nega ser fraude.

Se você foi vítima de clonagem, solicitou a suspensão da compra mais a operadora não esteve presente e teve que pagar a conta, poderá receber indenização em dobro conforme parágrafo único do artigo 42 do CDC:

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Estorno no Cartão de Crédito

Faça agora uma reclamação e solicite seu estorno de forma rápida!

Publicidade

(Você será transferido para outra página)

Vale lembrar que o SAC corporativo (Atendimento ao Cliente) tem até 5 dias úteis para ligar para o consumidor após uma ligação. Mesmo que eles não resolvam o problema dentro desse prazo, eles devem pelo menos relatar o que estão fazendo com o caso.

O chamado “choque de oferta” começou a ocorrer com mais frequência após a proliferação dos aplicativos de entrega em domicílio. O fornecedor insere um valor semelhante ao do produto adquirido, mas muito superior (por exemplo, R$ 1.000,00 se a compra for R$ 100,00). Normalmente, no momento em que um consumidor percebe um erro, a transação já foi concluída e o revendedor foi embora.

Se isso acontecer com você, não deixe de ir até à delegacia mais próxima para denunciar e entrar em contato com o aplicativo e o titular do cartão para relatar o problema e saber como eles podem te ajudar. Para evitar esse golpe novamente, sempre verifique o valor do aparelho antes de digitar a senha.

O que fazer caso não receba o estorno?

Se sua solicitação de cobrança no cartão de crédito for válida, mas nenhuma das etapas que apresentamos levou a um reembolso, reivindique seus direitos!

Publicidade

Em alternativa, pode apresentar uma reclamação diretamente aos responsáveis ​​pela cobrança. O canal Reclame da PROTESTE é uma plataforma que permite contactar a empresa de forma credível e com a ajuda de especialistas em direito do consumidor.

Ao utilizar o canal, você obtém uma garantia ainda maior das empresas sobre a resposta, portanto, a solução do seu problema.

Confira Também