fbpx

Consultar o meu score grátis – Como isso pode ACABAR com seu Score

Publicidade

Consultar o meu score grátis: Uma pontuação de crédito, também chamada de score de crédito, é uma avaliação de seu histórico de crédito e sua capacidade de administrar o crédito atribuído a você. É o resultado de uma fórmula matemática usada para quantificar seu nível de risco. Por isso, é muito importante sempre manter sua pontuação a mais alta possível.

A pontuação de crédito é obtida após uma análise detalhada do seu histórico de pagamento, onde as instituições avaliam seu histórico de crédito (tipos e duração dos seus empréstimos e se os pagamentos foram feitos antes ou depois das datas de vencimentos, compras a crediário, etc.) e dos seus dados pessoais. Importante citar que essas informações ficam disponíveis pelas empresas que determinam sua pontuação por muito tempo.

Como é feita a pontuação de crédito

Uma classificação de crédito é geralmente atribuída por uma agência especialista nesse tipo de análise. Essas empresas coletam dados para avaliar a probabilidade de um indivíduo honrar seus compromissos financeiros, e com base em suas próprias formas de análise, determinam em uma escala de 0 a 1000 as chances do pagamento combinado.

O score é calculado em uma escala de 1 a 1000, onde:

  • 0-200: Risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: Alto Rico de inadimplência;
  • 401-700: Médio risco de inadimplência;
  • 701-900: Baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: Risco muito baixo de inadimplência.

consultar o meu score grátis

Publicidade

A classificação de crédito muda com o tempo, dependendo do comportamento e dos hábitos de compra. Por exemplo, sua classificação de crédito pode ser reduzida se você tiver pagamentos atrasados, bem como cartões de crédito pagos sempre parcelados e muitos empréstimos que estão perto do limite. 

Por outro lado, fazer todos os seus pagamentos em dia pode ajudar a melhorar sua classificação de crédito. Sem dúvida, essa é a melhor forma de conseguir aumentar sua pontuação de crédito.

A pontuação de crédito geralmente varia de 300 a 900. Uma boa pontuação de crédito é 670 ou ainda maior. Uma classificação de 800 ou superior é excelente, indicando que o risco de inadimplência em seus pagamentos é baixo.

Este é um dos indicadores que são utilizados pelas empresas para determinar se um pedido de crédito, como financiamento ou empréstimo, será aceito e em quais condições.

Publicidade

Diferentes fatores podem influenciar sua classificação de crédito, demonstrando sua capacidade de administrar o crédito. 

As empresas que determinam as pontuações não dizem exatamente como é calculada uma pontuação, mas sabemos que os quatro pontos mais importantes são:

Seus hábitos de pagamento 

Quanto mais você pagar suas faturas antes das datas de vencimento, melhor será sua pontuação. Por outro lado, atrasos nos pagamentos e inadimplências irão prejudicar sua pontuação.

Seu uso do crédito disponível 

Aproximar-se do limite de crédito pode afetar negativamente sua pontuação. É importante sempre considerar um aumento de crédito como uma opção a ser usada somente se necessária, nunca como uma nova oportunidade para gastar mais. 

Publicidade

A data de abertura da sua conta 

A idade da sua conta pode ter um impacto positivo na sua classificação. Isso ocorre porque uma conta que está aberta há muito tempo permite que os credores aprendam mais sobre seus hábitos de pagamento. Uma conta paga muito antes do seu vencimento é um sinal de boa gestão do seu crédito.

Número e tipo de contas abertas em seu nome

Uma variedade de contas pode ter um impacto positivo na sua pontuação, por exemplo, ter três tipos de contas: um financiamento, um cartão de crédito e uma linha de crédito estudantil.

No entanto, ter várias contas do mesmo tipo pode ser prejudicial para sua pontuação de crédito: várias contas do mesmo tipo dão acesso a mais crédito e torna possível o super endividamento. 

O número de novas solicitações que você faz  

Ter muitas solicitações de crédito poderá ter um impacto negativo em sua pontuação. Essa demonstração de descontrole é considerada como um fator de desconfiança pelas empresas que determinam sua pontuação de crédito.

Mas onde é usada a classificação de crédito?

Os credores usam a pontuação de crédito para avaliar o nível de risco de um cliente. Empresas de telecomunicações, seguradoras, bancos e também agências governamentais também usam as pontuações de crédito para avaliar o nível de risco. É importante sempre conhecer sua pontuação, e trabalhar para que ela seja cada vez maior. 

Publicidade

Há cada vez mais informações a respeito de como seu score de crédito é calculado. Vamos analisar de perto os mitos mais comuns sobre as pontuações de crédito.

  1. Minha pontuação de crédito será penalizada se eu consultar meu score?

De modo nenhum! Ao contrário, para controlar sua situação financeira e detectar fraudes, é muito útil verificar regularmente seu relatório de crédito. Mas tome cuidado: é necessário sempre consultar seu saldo, não fazer solicitações de crédito todos os dias.

  1. É impossível se opor à avaliação enviada pelos credores às agências de crédito

Você sempre tem o direito de relatar quaisquer imprecisões que apareçam em seu arquivo às agências de crédito. Por isso, no caso de encontrar algum dado errado, relate o erro imediatamente. 

Publicidade
  1. Mudar meus hábitos de consumo não mudará minha classificação de crédito

A pontuação de crédito leva em consideração os saldos do cartão de crédito e outros empréstimos, portanto, reduzir esse saldo é sempre recomendado. Cortar gastos e, portanto, obter menos dívidas irá afetar positivamente sua classificação de crédito.

  1. As dívidas da minha empresa não afetam minha pontuação pessoal

Na verdade, mesmo que as contas sejam separadas, os credores muitas vezes pedem uma garantia pessoal para o dinheiro emprestado à sua empresa. Se sua empresa está com problemas, sua pontuação pessoal poderá também ser prejudicada.

  1. O uso responsável do meu cartão de débito melhora minha classificação de crédito

Um cartão de débito não é considerado crédito. Com o cartão de débito não existe o conceito de crédito, você está usando apenas o dinheiro que já possui, logo isso não afeta sua pontuação de crédito

Porque devo ter cuidado ao consultar o meu score?

A consulta ao seu score de crédito pode ser feita de forma individual. Ou seja, você mesmo pode verificar sua pontuação grátis direto nos sites dos birôs de crédito (Serasa, SPC, Boa Vista). Esta é a maneira correta de se fazer uma consulta.

Como posso consultar o meu score grátis?

No Brasil, existem quatro principais empresas que determinam sua pontuação de crédito. As pontuações normalmente são diferentes, pois cada empresa usa sua própria forma de análise, mas quase sempre são parecidas:

  • Serasa; 
  • Boa Vista;
  • SPC;
  • QUOD;

Você pode consultar diretamente no site oficial dessas empresas de forma gratuita

Qual a maneira errada de consultar o meu score?

Publicidade

Existem algumas agencias de crédito que fazer analise em seu score de crédito e também cobram por isso. Quando essas empresas fazer a consulta em seu cpf, seu score corre risco de diminuir. Portanto, saiba que você não precisa de nenhuma agencia para fazer consulta para você.

Conclusão

Para conseguir empréstimos com juros menores e ter maior chance de aprovações de financiamento, é muito importante conhecer de perto sua pontuação de crédito. Sabemos que imprevistos na vida acontecem, por isso temos algumas dicas avançadas para aumentar sua pontuação de crédito. 

Confira Também