Empréstimo com garantia: Conheça o passo a passo para Solicitação!

Usar um imóvel como garantia de um empréstimo é uma alternativa para obter uma taxa de juros menor e estender o prazo de pagamento, por outro lado, o banco tem direito ao imóvel até que a dívida seja quitada.

Publicidade

Portanto, você precisa planejar com cuidado e avaliar os termos do contrato antes de colocar em risco sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial.

Vamos ajudar com esse guia completo de como conseguir contratar essa linha de crédito para que você só possa usar seus bens como garantia quando as circunstâncias forem adequadas.

» Leia também: Empréstimo fácil Sicredi: Crédito de 36x com taxas mínimas!

Publicidade

Empréstimo com garantia: Quando vale a pena?

Pode ser útil usar imóveis como garantia para um empréstimo, dependendo da sua situação. Mas quando contratar este modelo de empréstimo? Confira a seguir:

Quando é necessário se reorganizar financeiramente:

Os empréstimos garantidos são amplamente utilizados por pessoas endividadas que desejam trocar sua dívida atual por alternativas mais baratas e de longo prazo.

Isso porque é uma das poucas opções próximas à taxa de juros do crédito consignado (cerca de 1% ao mês).

Quando você deseja iniciar ou investir em seu negócio:

Outro objetivo comum dos imóveis como garantia de empréstimos é investir em seu próprio negócio.

Publicidade

Porque o investimento dará retorno a médio e longo prazo. Pode ser uma boa ideia iniciar ou expandir seu próprio negócio sem pagar juros altos, ou parcelas muito altas.

Não é surpresa que alguns bancos direcionem seus fundos apenas para clientes empreendedores.

Quando você tem mais de um imóvel:

Para quem possui mais de um imóvel e não arrisca a casa própria no contrato. É mais seguro usar um empréstimo à habitação como garantia.

Você também pode usar imóveis de terceiros para obter um empréstimo. Esta é uma opção útil quando a família tem propriedade ou aluguel.

Publicidade

Onde contratar um empréstimo com garantia de imóvel?

Empréstimo com garantia de imóvel são concedidos por bancos e empresas financeiras, no entanto, novas instituições reguladas pelo banco central estão começando a operar neste mercado, por exemplo, fintechs, empresas de tecnologia e especializadas na modernização de serviços financeiros.

Empréstimo Com Garantia de Imóvel

Limite de R$ 3 milhões em até 180x com as menores taxas de juros no mercado!

(Você será transferido para outro site)

Quais são os documentos necessários para contratar o empréstimo?

Em suma, você precisará de documentos pessoais para comprovar sua renda e documentos da propriedade. Com a capacidade de mudar dependendo da instituição financeira, os pedidos conjuntos são:

  • Dados pessoais: oferta de empréstimo, RG, comprovante de residência, estado civil e CPF;
  • No caso de imóveis: Registro imobiliário de IPTU e declaração de isenção de dívida condominial;
  • Comprovante de renda: extrato bancário dos últimos 6 meses e IRPF.

Quem pode fazer a contratação do empréstimo com garantia?

O crédito imobiliário pode ser contratado por pessoa física ou jurídica. Uma das vantagens de usá-lo livremente é que uma pessoa podem fazer como PF para usar em suas empresas, como investir em desenvolvimento ou capital de giro.

Outra característica interessante desse método é sua capacidade de combinar ganhos pessoais e empresariais. Isso é especialmente benéfico para trabalhadores autônomos, por exemplo, que têm dificuldade em obter um empréstimo aprovado em outro lugar e podem comprovar sua renda aqui.

Juros na modalidade de empréstimo com garantia imobiliária: como são cobrados?

Em geral, as taxas de juros sobre as práticas de empréstimo são o principal culpado pela acumulação de dívida e inadimplência. Mas no caso de um empréstimo com garantia imobiliária, as baixas taxas de juros são uma das principais vantagens, por exemplo, no caso de garantias imobiliárias o valor será menor. É uma linha de empréstimo onde a taxa de juros é de até 2%.

A diferença de juros está relacionada ao imóvel colocado em garantia e à região em que está localizado. Para entender quais casos são apropriados, deve fazer uma simulação ou entra em contato com uma instituição financeira.

Porque a taxa de juros do crédito com garantia são as mais baixas?

Esta linha de crédito é conhecida por suas taxas de juros serem extremamente baixas. E há uma explicação para isso. Porque as instituições financeiras têm ativos como garantia de pagamento, o risco de inadimplência é bastante reduzida.

Quando uma empresa corre baixo risco de não receber um reembolso, ela pode fornecer uma boa experiência para os clientes.

Instituições que oferecem esse crédito: Conheça as principais do Brasil

Bancos e fintechs, por exemplo, empresas que desenvolvem soluções inovadoras para o mercado financeiro. O consentimento do banco central é necessário para oferecer este modelo de empréstimo garantido.

» Você pode gostar: Empréstimo com garantia no Itaú é uma boa? Conheça todos os detalhes!

Publicidade

Além disso, as principais instituições financeiras podem ter termos contratuais diferentes para cada grupo de correntistas. Portanto, cada uma delas deve ser consultada.

Saiba quais são as principais do país:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Santander
  • Sicoob
  • Creditas
  • bcredi
  • CashMe

Confira Também