Empréstimo com garantia de veículo Caixa: Como contratar?

Com certeza você já imaginou a perspectiva de conseguir um empréstimo sem ter que pagar esses juros exorbitantes, correto? Os bancos tradicionais adotaram recentemente várias opções para tornar isso uma realidade, sendo as garantias as mais proeminentes. Conheça a seguir tudo sobre o empréstimo com garantia de veículo Caixa!

Publicidade

» Leia também: Empréstimo FGTS: Caixa libera antecipação de até 5 anos do saque-aniversário

Crédito com garantia da Caixa é fiável?

Sim! O empréstimo garantido de veículo do banco, conhecido como Aporte Auto, é confiável! O fato de a Caixa Econômica ser o banco mais antigo e tradicional do Brasil lhe confere credibilidade no mercado, pois é uma organização respeitável e venerável.

Tudo, inclusive a garantia e o valor a ser liberado para quem está empregado, é tratado por meio do contrato de empréstimo, portanto, não há motivos para preocupação. Além disso, por ser calculado com taxa de juros pré-fixada, aumenta a segurança na hora de se preparar para pagar as parcelas, pois não haverá surpresas mensais com mudanças não previstas.

Publicidade
Fonte: Google

O empréstimo funciona da seguinte forma: você busca na Caixa um valor que não pode ultrapassar 70% do valor do carro pago (não pode ser financiado), com base na data de fabricação do veículo.

Com o dinheiro em mãos, você pode gastá-lo como quiser, e o veículo permanecerá como propriedade do banco enquanto durar o contrato de empréstimo. Após o pagamento do empréstimo, o carro é disponibilizado para alienação.

No entanto, se você ainda não tiver certeza se esta é a melhor linha de crédito para você e deseja comparar este empréstimo com outras garantias, visite nossa ferramenta de comparação de produtos financeiros e obtenha todas as informações necessárias em questão de minutos.

Para determinar a solução ideal para suas dificuldades e entrar voluntariamente em um contrato de empréstimo.

Publicidade

Como funciona a garantia de crédito automóvel da Caixa?

De forma muito simples, o Empréstimo Caixa com garantia automóvel funciona:

  • O mutuário em potencial solicita um empréstimo ao banco;
  • Para ter acesso a esta linha de crédito, você deve transferir o título do seu veículo para o banco.
  • A Caixa avalia o perfil de crédito e decide se concede o empréstimo;
  • Caso o empréstimo seja aceito, os recursos são depositados na conta corrente do solicitante do empréstimo e podem ser utilizados para qualquer finalidade.
  • O prazo máximo de reembolso do empréstimo é de 48 meses;
  • A taxa de juros é pré-determinada;
  • A conta Caixa é debitada para pagamento.

Como você pode ver, o processo é simples e, desde que toda a documentação necessária esteja disponível e o veículo esteja em boas condições, o empréstimo deve ser desembolsado rapidamente e com o mínimo de incômodo.

Qual é a taxa de juros do empréstimo com garantia de veículo Caixa?

A taxa de juros cobrada em um empréstimo com garantia de veículo varia segundo o valor emprestado e o prazo para pagamento das parcelas, embora seja possível prever taxas muito abaixo das típicas do crédito pessoal, em torno de 1,5% ao mês.

Dependendo da relação comercial entre o interessado e a Caixa, esse encargo pode ser ainda menor.

Publicidade

Comparativamente, a mesma Caixa Econômica Federal cobra juros próximos a 4% ao mês para empréstimos pessoais sem garantia, segundo estudo do Banco Central realizado em abril de 2022. Ou seja, é praticamente idêntico à prática do empréstimo com garantia de carro.

Esta taxa de juro significativamente mais favorável (em comparação com outras modalidades de crédito) é possibilitada pela garantia que a Caixa tem de receber o montante emprestado, quer através de prestações, quer através do veículo que garante a liquidação da dívida.

Quanto posso pegar emprestado com o empréstimo da Caixa?

A Caixa Econômica impõe os seguintes limites ao crédito com garantia de veículo:

  • Para veículos com menos de 2 anos: até 70% do valor do veículo;
  • Para veículos entre 3 e 5 anos: até 60% do valor do veículo.

Como obter um empréstimo com garantia de veículo Caixa?

Para obter um empréstimo com garantia de veículo da Caixa, é necessário localizar uma agência e fornecer documentação pessoal e do veículo. Com essas informações, será realizada uma simulação e, caso você aprove, o interessado poderá assinar o contrato simultaneamente.

Na contratação do empréstimo, o veículo é transferido para a Caixa Econômica em caráter fiduciário. Em geral, é como se o carro fosse refinanciado e os recursos fossem transferidos para a conta do proprietário, que ele pode usar como bem entender.

Antes de fazer o empréstimo, faça uma pesquisa minuciosa, leia atentamente o contrato e resolva quaisquer dúvidas. Como seu veículo serve de garantia do contrato, a Caixa pode recuperá-lo caso você inadimplente.

Confira nossa ferramenta de comparação de empréstimos garantidos se você ainda não tiver certeza e terá rapidamente as informações necessárias para fazer a opção certa.

Documentos para fazer o empréstimo

Por se tratar de um empréstimo com garantia, a Caixa Econômica exigirá a seguinte documentação:

Documentos pessoais:
  • Rg e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de ganhos mensais.
Documentos do veículo:
  • CRV (Certificado de Registro de Veículo)
  • Toda a documentação adicional relacionada ao veículo (CRLV, por exemplo)

Como é necessário ser cliente do banco para obter o empréstimo (o pagamento das parcelas é feito por débito em conta), a Caixa pode já ter alguns ou todos esses documentos e bastará confirmar a identificação do interessado e que o carro é de propriedade do mesmo indivíduo.

Portabilidade de crédito com garantia veicular, como exatamente funciona na Caixa?

Assim como em qualquer portabilidade de crédito, caso deseje transferir seu contrato de empréstimo com garantia de veículo da Caixa para outra instituição, deverá confirmar que o novo banco suporta a modalidade de transferência.

Publicidade

Se possível, você deve celebrar um novo contrato com o outro banco enquanto o seu empréstimo da Caixa estiver sendo pago.

A lógica se aplica ao contrário (trazer seu contrato de empréstimo para a Caixa). Como outras instituições do mercado também oferecem linhas de crédito com garantia de carro, é viável que você transfira esse contrato para a Caixa caso acredite que as condições são superiores às do contrato atual.

Entre em contato com a Caixa ou com o banco com o qual você tem contrato de empréstimo para saber mais sobre a portabilidade e seus termos e condições.

Confira Também