Desconto exclusivo ao financiar um veículo pelo MEI

Anúncios

Se você está entre os microempreendedores que desejam saber a resposta para essa pergunta, pode começar a planejar e aprender a adquirir um veículo pelo MEI.

O microempreendedor pode adquirir um veículo assim que tiver a documentação da empresa. Portanto, a capacidade de fazer a transação é desnecessária.

Anúncios

Tenha sempre em mente que antes de tomar qualquer decisão, você deve considerar as vantagens e desvantagens. Por isso, nós do MEI Fácil temos um material compilado que vai te atender de imediato.

Saiba mais sobre as orientações do MEI para adquirir um veículo com desconto lendo este artigo até a conclusão.

Anúncios

Desconto na compra de um veículo pelo MEI: Quanto é liberado?

A compra de um veículo com o MEI dá direito a um desconto de 2,5% a 30% do valor total do veículo.

Nesse caso, o microempresário está isento de IPI e ICMS. Os valores variam de acordo com o modelo e marca acordados.

Fonte: Google

Leia também | Cartão BNDES MEI: Conheça os benefícios exclusivos para PJ!

Quais são as diretrizes de compra de carros da MEI?

O procedimento de compra de um veículo pelo MEI é bastante simples e comparável a outros métodos de compra.

O grande benefício de adquirir um veículo como MEI é o desconto de até 30% concedido pelos fabricantes.

Para adquirir um carro com desconto, o empresário deve apresentar o Certificado do MEI, o registro estadual atual e alguns documentos adicionais.

O veículo será posteriormente conectado ao cadastro do MEI; se os impostos sobre veículos não forem pagos, a empresa pode estar sujeita a limitações, como recusas de empréstimos.

Outro pré-requisito para adquirir um veículo com o MEI são as obrigações fiscais da empresa. Se isso ocorrer, o veículo pode agir como um compromisso para resolver quaisquer preocupações pendentes.

Agora, se tudo estiver bem com o seu negócio, você pode facilmente solicitar esses termos específicos para obter este item.

É importante lembrar que as reduções para compras de CNPJ valem apenas para automóveis 0km.

Assim, você não pode adquirir um automóvel de segunda mão neste caso.

Além disso, o proprietário deve manter o carro por um período mínimo de 12 meses, o que significa que essa negociação não pode servir como modelo de negócio.

De acordo com o Convênio ICMS 67/18, a isenção do ICMS será revogada caso o prazo não seja cumprido, conforme definido pelo Conselho Nacional de Política Financeira.

Prazos e Desvantagens

O prazo é a principal desvantagem da aquisição de um veículo pelo MEI. Nas compras diretas, a entrega do carro pode variar de 10 a 40 dias.

Mesmo assim, temos uma dica! Se você escolher um modelo que já está disponível para envio, seu prazo será reduzido significativamente.

A adição de produtos e acessórios normalmente faz com que esse tempo aumente consideravelmente.

Na verdade, os veículos CNPJ adquiridos com desconto são encomendados diretamente ao fabricante. Ou seja, sua fabricação e montagem precisam de tempo.

Alguns fabricantes encurtam a duração da garantia nessas circunstâncias porque acreditam que o veículo será mais utilizado do que no caso de carros de passeio padrão.

Por outro lado, algumas empresas oferecem uma garantia estendida como um sorteio do cliente.

Antes de finalizar uma transação, é fundamental conhecer e ponderar esses requisitos.

Como estão minhas cobranças?

Aos microempreendedores individuais é permitida uma renda anual máxima de até R$ 81 mil.

O que considera o limite para compras de 80% do valor faturado no ano aplica-se exclusivamente à aquisição de produtos relacionados à comercialização ou industrialização.

Assim, a compra de um carro ou qualquer outro item não conta para este limite; no entanto, no caso de uma auditoria, você precisará comprovar que possui renda suficiente para adquirir o item.

Fique atento a isso, mantenha os documentos da empresa em dia e investigue as alternativas antes de comprar um veículo para evitar problemas futuros com seu CNPJ.

Fabricantes oferecendo incentivos para compra de veículos com MEI?

Alguns fabricantes não possuem uma tabela de descontos definida para vendas diretas; assim, você deve visitar a concessionária ou entrar em contato por telefone ou e-mail para saber mais.

Veja as economias para os seguintes nomes de fabricantes que possuem critérios específicos para MEI:

  • Nissan;
  • Chevrolet;
  • Hyundai HMB;
  • Renault CNPJ;
  • Volkswagen;
  • Toyota.

Isso tornará mais fácil para você entender como cada empresa lida com as vendas. Você também pode revisar os acordos de pagamento disponíveis, os modelos necessários e a documentação.

O MEI pode financiar a aquisição de um veículo?

Sim, você pode financiar seu novo automóvel; no entanto, você também precisará do contrato social e documentos dos outros parceiros, se disponíveis.

As condições de financiamento para determinadas marcas são idênticas às de pessoas físicas. Neste caso, você deve entrar em contato com o fabricante de sua escolha.

É mais barato comprar uma moto pelo MEI?

Como o preço de uma moto é bem inferior ao de um carro, o desconto do CNPJ é normalmente aplicável, o reembolso varia de 3% a 30% do valor do veículo.

No entanto, é sempre permitido entrar em contato com as concessionárias de interesse para negociar preços mais baratos ao comprar em nome da empresa.

Além disso, é comum que pessoas jurídicas obtenham melhores condições de financiamento na compra de motocicletas do que pessoas físicas.

Algumas concessionárias querem um adiantamento de 10% ou mais do preço total da moto.

Isso minimiza o número de parcelas que o usuário deve pagar, reduzindo os juros e facilitando a quitação do empréstimo em circunstâncias de financiamento.

Para isso, você deve apresentar o contrato social da sua empresa e o certificado de registro para a concessionária que realiza a transação.

Consequentemente, é recomendável que você compare os preços e os benefícios oferecidos por vários varejistas.

O MEI pode financiar uma motocicleta?

Sim, é viável a compra de uma moto nas mesmas condições.

No entanto, é importante lembrar que o MEI tem um teto de receita anual de R$ 81.000, o que implica que o preço de aquisição deve estar dentro da capacidade financeira da empresa.

Com a conta MEI Fácil, você tem mais controle sobre seus gastos emitindo extratos e registrando o dinheiro que sai imediatamente no aplicativo, evitando surpresas no final do mês, o que simplifica ainda mais a gestão financeira do seu negócio.

Sobre o autor

gino