fbpx

O que é CVV do Cartão de Crédito – O Guia das Compras Online

Publicidade

Em algum momento você já deve ter ouvido falar ou visto a sigla CVV de um cartão, seja em compras online ou ate mesmo ao realizar o desbloqueio do seu cartão. Provavelmente algumas perguntas, como: O que é CVV do Cartão de Crédito – É seguro eu informar ele em um site de compras – Para que serve – já passou pela sua mete alguma vez.

Com o objetivo de ajudar você fazendo com que essas e outras perguntas sejam respondidas de forma clara, preparamos esse post! Confira abaixo o real significado de CVV, como você pode estar localizando o mesmo no cartão e umas dicas que vão lhe ajudar bastante.

Mas afinal, o que é CVV do Cartão de Crédito?

Primeiramente saiba o que é a sigla CVV, que em inglês, significa “Card Verification Value” (Valor Verificador de Cartão). É nada mais nada mesmo que um código de segurança que está apresente em todos os cartões de débito e crédito, onde o mesmo deve ser informado em operações financeiras pela Internet e, em algumas ocasiões de confirmação de dados pessoais no Banco.

Embora já tenha entendido o significado, essa sigla varia dependendo da bandeira do cartão, o CVV é nomeadamente da Visa, a MasterCard o chama de CVC (Código Verificador de Cartão). Já a bandeira American Express utiliza a sigla CID (Identificador de Cartão), mas não se preocupe com essas siglas, todas exerce a mesma função.

Publicidade

Sua principal funcionalidade é atuar como um código que realiza a autenticação do cartão em compras online substituindo então a senha, uma vez que a mesma só é solicitada quando o usuário faz o uso do seu cartão físico nas máquinas de cartões.

O que é CVV do cartão de crédito

Por que é solicitado o CVV ao efetuar compras online com cartão de crédito?

Hoje, o Brasil é um dos países mais afetados por fraudes na internet no mundo. Segundo uma analise de Antifraude da Konduto, estimula-se que a cada 5 segundos uma loja virtual (e-commerce) sofre uma tentativa de fraude.

A existência do CVV é justamente para prevenir fraudes e proteger os dados do titular do cartão. É um método de autenticação que só permitir o uso de compras online se o usuário estiver com o cartão em mãos ou sabe de cór.

Publicidade

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), especifica que o consumidor é o proprietário de todos os dados fornecidos a empresas, o que não acontecia no passado. As regras para o uso desses dados confidenciais se tornaram ainda mais rígidas.

Como o código de segurança funciona?

O código oferece proteção, mas é preciso utilizá-lo com segurança. Todos os arquivos ou dispositivos de armazenamento devem ser completamente removidos após a validação do CVV pela operadora.

O código de segurança consiste em três ou quatro dígitos e é calculado usando um algoritmo se baseia em chave-criptográfica, onde usa dados como o número de cartão e a data de validade. Todos esses elementos são usados ​​para proteger e garantir que o código do cartão seja único.

Vale ressaltar que o código oferece proteção, porém, deve ser utilizado de forma segura. Bandeiras de cartões como: Visa e MasterCard, proíbem explicitamente o armazenamento de seus CVVs.

Publicidade

Qual a finalidade do CVV do cartão de crédito?

Toda compra realizada em lojas online pedirá o número CVV antes de finalizada, isso porque? Na Internet, o código de autenticação do cartão substitui a senha usada em estabelecimentos físicos.

É uma forma de garantir que o usuário tenha o cartão em mãos no momento da compra e para evitar uma grande quantidade de fraudes.

Onde se encontra o CVV no cartão?

Localizar o código do cartão é mais simples do que você imagina. Em cartões com bandeira Visa ou da MasterCard, sendo ele crédito ou débito, o CVV fica posicionado no verso do cartão, ou seja, na parte de trás, formado por 3 dígitos. Geralmente, fica abaixo ou ao lado da tarja magnética. Grande parte dos cartões segue esse mesmo design.

Já nos cartões da American Express, o código pode ser encontrado acima do número do cartão. Contando com um diferencial no código, onde é combinado de 4 dígitos.

CID American Express cartão

É de fato seguro?

Algumas medidas garantem que o CVV seja seguro e conhecido apenas pelo titular do cartão:

  • Não é impresso ou escrito em qualquer lugar diferente do próprio cartão;
  • O cartão não é gravado, mas apenas – na maioria dos casos – discretamente impresso no verso do cartão;
  • Ao fazer uma compra com cartão, o código não aparece no recibo.

No entanto, cuidados precisando ser adotados para que a segurança do código seja conservada:

  • De forma alguma digite o código em computadores públicos ou maquinas que você não confie;
  • Fique atendo no certificado de segurança SSL do site onde estará realizando as compras;
  • Evite deixar fotos do código armazenadas no celular ou outros dispositivos;
  • E o principal, mantenha sob total sigilo o CVV.

Tome alguns cuidados ao comprar online

  1. Certifique-se de que o site é seguro

Existem diversas empresas que certificam a proteção de uma loja virtual. Essas informações geralmente podem ser encontradas na página inicial e na página de pagamento.

Publicidade

Se por ventura não encontrar os selos de verificação de segurança em um E-Commerce que deseja comprar, é melhor nem finalizar o pedido!

  1. Procure indicações

Buscar por informações antes de fazer qualquer comprar em sites é um ponto bastante interessante. Muitas lojas online fakes são criadas com a intuição de roubar seus dados, principalmente dos seus cartões. Procure sempre verificar em sites de denuncias como Reclame Aqui se a loja ou site é de fato seguro.

  1. Desconfie sempre

Compre em sites com certificado SSL (uma chave ou cadeado que aparece na barra de status da página indicando que o ambiente é seguro), não use computadores públicos ou de terceiros para comprar e trocar senhas com frequência, evitando senhas como aniversários. Desta forma, reforça o papel da CVV no fornecimento de compras seguras.

Confira Também