Qual empréstimo escolher? Saiba quais são os melhores modelos e como funciona

Publicidade

Está pensando em contratar uma linha de crédito, mas não sabe qual empréstimo escolher? Na hora de pesquisar e escolher um empréstimo, muitas vezes surgem dúvidas, no final você pode pegar uma variedade de opções voltadas para as mais diversas necessidades.

 

Não sabe quais modelos de empréstimos o mercado financeiro oferece? Você pode optar por um empréstimo consignado, crédito pessoal, empréstimo estudantil, entre outros.

A contratação pode ser realizada para diversos fins, tais como: emergências, financiamento para aquisição de bens tangíveis, liquidação de cheque especial, pagamento de cartão de crédito ou outro tipo de dívida.

Publicidade

Esse modelo de solicitação tem se tornado frequente entre os brasileiros, principalmente quando falamos de momentos de crise em que muitos não costumam ter apoio.

No entanto, antes de decidir contratar qualquer serviço financeiro, é fundamental que você conheça e compreenda totalmente suas opções. Conheça os tipos de empréstimo mais populares no mercado financeiro e descubra qual pode ser a melhor opção para você no momento!

Aproveite também — Conheça 5 opções de empréstimos de até R$ 10 mil com parcelas de R$ 300

Modelos de empréstimos – Fonte: (Google)

Quais são os principais modelos de empréstimo no mercado?

Solicitar um empréstimo não é apenas ter dinheiro “vivo”. Você pode solicitar um empréstimo para financiar, por exemplo, uma universidade, um carro ou uma casa.

Publicidade

Em outras palavras, você pode solicitar um empréstimo onde nem mesmo verá o dinheiro, pois ele será usado diretamente para saldar sua dívida.

Entendi isso, confira as melhores opções de empréstimo abaixo:

1º — Crédito pessoal

As instituições financeiras, como bancos, costumam oferecer empréstimos pessoais. Trata-se de um modelo de empréstimo que o cliente pode utilizar sob qualquer forma, e também empréstimos que são dedutíveis do seu salário.

Para pegar emprestado o valor solicitado (conforme a política do credor), o consumidor não precisa fornecer uma garantia de reembolso do empréstimo. No entanto, esta opção está sujeita a uma análise de crédito para aprovação.

Publicidade

2º — Crédito habitacional

Um empréstimo à habitação está disponível para a compra, renovação ou construção de bens imóveis. Essa opção também pode ser contratada como financiamento, ou seja, todo o valor será parcelado com juros.

A contratação é geralmente realizada em banco. Logo o consumidor fica em dívida com uma instituição financeira. Para solicitar o empréstimo de imóvel é necessário verificar as condições e os documentos exigidos pelo banco.

É importante ressaltar que uma das vantagens desse modelo de empréstimo é que seu saldo do FGTS pode ser utilizado como entrada, o que ajuda a reduzir seu saldo de amortização ao oferecer melhores condições.

3º — Crédito estudantil ou universitário

O empréstimo universitário é para alunos que não podem pagar as mensalidades. O crédito estudantil ou universitário pode ser particular, de bancos ou empresas especializadas em financiamento.

Essa opção de crédito também pode ser pública, concedida pelo governo por meio do Fundo FIES de Financiamento Estudantil. Na página do programa, você pode verificar todas as condições e requisitos para solicitá-lo.

Se você deseja fazer faculdade, mas não tem condições financeiras, pesquise cuidadosamente as opções disponíveis no mercado e quais são seus juros e requisito de pagamento.

4º — Empréstimo consignado

Essa opção é uma solução que chama a atenção por ser muito prática. Nesse caso, os valores do empréstimo serão retirados diretamente da folha de pagamento ou pensão do solicitante.

Por se tratar de uma garantia de que o pagamento será retirado do salário da contratada ou do INSS, a liberação desse empréstimo costuma ser muito simples e rápida de ser realizada. Na verdade, hoje é possível contratar crédito consignado por aplicativos bancários ou sites (online).

Além de prática, essa opção também é muito procurada, pois possui menor taxa de juros e prazos de pagamento mais longos.

Outra vantagem é que o contratante do empréstimo não precisa indicar como será utilizado o dinheiro solicitado. Isso significa que você não precisa fornecer nenhuma justificativa para o seu pedido de empréstimo.

Contudo, é importante deixar claro que essa linha de crédito deve ser muito bem planejada. Na hora de contratar, faça simulações e escolha a opção que mais se adapta às suas necessidades para não colocar em risco outros pagamentos.

5º — Crédito automotivo

Se você deseja comprar um veículo, mas precisa de um empréstimo para ajudá-lo a fazê-lo, solicite um empréstimo veicular. Como os carros, especialmente os novos, tendem a ter um valor alto, você pode escolher essa linha de crédito.

Se pensa em solicitar este empréstimo, saiba que pode optar por financiamento ou consorcio. Contudo, indica-se que, ao escolher essa opção, o consumidor pagará o adiantamento e financiara o restante do valor do carro.

Dessa forma, os juros são menores e o veículo pode ser pago mais rápido.

6º — Antecipação de 13º salário

Algumas pessoas solicitam essa opção a instituições financeiras e não percebem que se trata de um empréstimo. Geralmente, o décimo terceiro salário é pago pelo banco onde o consumidor possui conta ativa.

O banco oferece um valor específico a ser pago (ou debitado) durante o período de pagamento do décimo terceiro salário. Ou seja, agora você está solicitando um valor que só será pago após o recebimento do décimo terceiro.

Esta opção só é adequada se você realmente precisar do dinheiro agora, porque não sabe qual será sua situação financeira quando ele for cobrado.

7º — Crédito consolidado

Se você tiver várias dívidas com o banco, poderá saldá-las com um empréstimo consolidado. Como o nome sugere, esta opção permite consolidar suas dívidas.

Suponha que você tenha um cheque especial, um cartão de crédito e uma dívida de empréstimo bancário. Para pagar tudo isso, você pode verificar se a instituição financeira oferece um empréstimo consolidado. Isso significa que você só terá que pagar uma dívida (que cobrirá todas as outras).

Você pode gostar — SuperCrédito Santander sem burocracia: Empréstimo pessoal online de fácil contratação

Qual empréstimo escolher?

Agora que você sabe quais são os modelos de empréstimos mais populares, é muito importante entender quais são suas necessidades para poder escolher aquele certo para você.

Publicidade

Você quer pagar suas dívidas? Quer fazer a viagem dos seus sonhos? Quer comprar seu imóvel ou carro?

Lembre-se sempre de que empréstimos são dívidas. Portanto, recomendamos que você use uma linha de crédito apenas se tiver um propósito específico.

Dessa forma, você evitará dívidas desnecessárias e manterá sua vida financeira em ordem.

Confira Também